Dar oportunidade para que grandes empresas da indústria naval e de transportes marítimos exibam seus produtos e serviços e realizem negócios. Esse é o principal objetivo da Marinexpo, feira que acontece simultaneamente às atividades da 20a. edição do Copinaval -Congresso Pan-americano de Engenharia Naval, Transporte Marítimo e Engenharia Portuária, que acontece entre 22 e 26 de outubro, no Hotel Transamérica, em São Paulo.
Entre as empresas que já confirmaram presença estão Petrobrás Transporte S. A. (Transpetro), Aliança Navegação/Hamburg Sud Brasil, Aracruz Celulose, e Damen Shipyards, além da Marinha do Brasil, da Colômbia, Peru e Chile. A Marinexpo reúne representantes de estaleiros, empresas pesqueiras, terminais portuários, centro de pesquisas, universidades, sociedades classificadoras, fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços.
De acordo com o organizador, Rui Carlos Botter, professor do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e presidente do Ipen, trata-se de um evento que se transformou num mecanismo de integração entre as empresas do mercado ibero-americano. “A cada nova edição, o congresso tem congregado mais e mais setores do mercado naval internacional, criando um espaço para a exibição de produtos e serviços, apresentação de projetos e levantamento de potenciais fornecedores e, acima de tudo, propiciando a realização de negócios e novas relações comerciais”, afirma.
Copinaval
Organizado pelo IPEN - Instituto Pan-Americano de Engenharia Naval, o Copinaval tem o objetivo de promover o progresso da engenharia e das técnicas navais, dos transportes aquáticos e da indústria naval. Trata-se do único congresso científico do setor na América Latina e que deve reunir cerca de 500 participantes, entre os quais especialistas e representantes de grandes empresas navais das Américas Latina e do Norte, como Cotecmar (Colômbia) e Asmar (Chile), e da Espanha e de Portugal.
Também acontece paralelo ao Congresso: o IX Symmedu - Simpósio de Educação, que trata o currículo único para engenheiros navais na América Latina; e o X Symmisel - Simpósio Pan-Americano sobre Projeto e Construção de Navios Militares; que vai reunir as Marinhas latino-americanas. Haverá ainda visitas ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e ao Centro Tecnológico da Marinha, ambos em São Paulo, e a Santos (porto, terminal de contêineres e estaleiro da Wilson Sons).
A programação também inclui o “Workshop de Gestão da Construção Naval”, que faz parte de um grande projeto encomendado pela Transpetro, com financiamento da Finep, e participação de quatro universidades (USP e Unicamp e as Federais de Pernambuco e Uberlândia) e do IPT. Iniciado em janeiro de 2006, o projeto, que terá dois anos de duração, tem como objetivo traçar estratégias e técnicas de gestão para a indústria naval brasileira com vistas a aumentar sua competitividade.
Segundo Botter, o Copinaval será uma mostra do desenvolvimento mundial alcançado na Engenharia Naval e demais áreas temáticas do evento. “Os participantes terão a oportunidade de verificar o conhecimento atual sobre o comércio marítimo, além de iniciar ou reforçar negócios com o continente americano”, diz. O evento, que tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores, é patrocinado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) e pelo grupo holandês Damen. Empresas como ABS, Wilson Sons, Aracruz Celulose e Samarco Mineração também atuam como co-patrocinadores.

Comentários