Marina Nacional no Guarujá (SP) conquista certificado internacional de qualidade ambiental

Guarujá conta agora com dois pontos de certificação ambiental Bandeira Azul

Guarujá (SP) Guarujá (SP)
A Praia do Tombo renovou sua certificação pelo quarto ano consecutivo (e é a única praia urbana do Brasil a ostentar a Bandeira Azul), e a Marina Nacional (Estrada de Guarujá / Bertioga KM 20). O selo de qualidade foi concedido após a marina atender aos critérios exigidos pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR), órgão responsável por conceder a Bandeira Azul.

A certificação de excelência ambiental é conquistada após o cumprimento de um conjunto de critérios. Os requisitos estão apoiados em quatro pilares: qualidade das águas, informação e educação ambiental, gestão ambiental e serviços de segurança. Uma das metas do programa Bandeira Azul é elevar o grau de conscientização, com foco na proteção do ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações para a resolução os problemas ambientais existentes.

“Hoje, somos a única Cidade na América Latina a obter duas certificações, desse porte. Apesar de não ser um equipamento público, quero dizer, que esse é um importante selo de qualidade turística, ambiental, no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente”, disse a prefeita Maria Antonieta Brito, durante a cerimônia de certificação.

“Ficamos muito feliz em difundir esse conhecimento, aqui em Guarujá, não precisamos vender nem convencer ninguém que a Bandeira Azul é muito importante. Isso faz toda diferença para conquista”, declarou a coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi

Os equipamentos com Bandeira Azul passam por vistoria anual e é preciso atuar na manutenção da certificação. “Na minha visão, a conservação do espaço é o maior desafio, pois dependerá também de todos os freqüentadores”, lembrou o fundador da Marina Nacional, Juan Alfredo Rodriguez,durante o hasteamento da Bandeira na Marina Nacional, para a temporada 2013/2014, que ocorreu no último sábado (23).

Fonte: Assessoria