Os eventos na cidade reuniram um público estimado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) em mais de dois milhões de participantes. Além dos eventos, a prefeitura se dedicou à preservação do patrimônio artístico e cultural fazendo obras paradas avançarem e se concluírem: restauração e revitalização do Mercado Público, finalização da nova sede da Pinacoteca Ruben Berta e a requalificação da Usina do Gasômetro, que irá receber uma das mais importantes coleções de arte do Brasil, a Pinacoteca Aplub.
O fomento direto à cultura se expandiu em 2013, por meio do Sistema Fumproarte, que completou 20 anos e foi rediscutido. Os troféus Açorianos em artes plásticas, teatro, dança e música, juntos, distribuíram mais de R$ 100 mil em prêmios como incentivo à arte.
Em 2013, ainda aconteceu a entrega, ao prefeito Fortunati, pelo Conselho Municipal de Cultura, do Plano Municipal de Cultura e do Plano Municipal do Livro e Literatura. Também, pela primeira vez, se estabeleceu uma Comissão Organizadora do Carnaval e concluiu-se a elaboração do projeto de construção do Complexo Cultural do Porto Seco, que, entre outros equipamentos, prevê a construção das arquibancadas do sambódromo de Porto Alegre.
Entre os eventos produzidos, realizados e custeados diretamente pela Secretaria da Cultura em 2013, estão o Réveillon, o Carnaval, a Semana de Porto Alegre, as 24hs de Cultura, o Acampamento Farroupilha, o 20º Porto Alegre em Cena, os 17 carnavais comunitários descentralizados, a 12ª Feira de Troca de Livros, a Feira do Livro da Tristeza, o projeto Cinema no Bairro, a Festa do Ridículo Infantil, a Festa Cigana e o Natal Solidário Descentralizado, entre muitos outras exposições de arte, peças de teatro, apresentações de canto e dança, espetáculos musicais, oficinas de arte e a projeção de filmes referenciais da arte cinematográfica.
Além destes, a Bienal do Mercosul, a Feira do Livro, o Festival Internacional de Teatro de Rua, a encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz, a Procissão de São Jorge, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes receberam apoio da Prefeitura de Porto Alegre.
Comentários