“Mais Cultura e Turismo” inicia programação em Barreirinhas

Uma iniciativa do Governo do Maranhão, em parceria com as Secretarias de Estado de Turismo e Cultura e com as Prefeituras de São Luis e Barreirinhas.

Maranhao
Ele é música, folclore, cultura popular, mas também, é culinária, artes plásticas e artesanato. O projeto “Mais Cultura e Turismo”, tem a cara e o gosto do Maranhão. Uma iniciativa do Governo do Maranhão, em parceria com as Secretarias de Estado de Turismo e Cultura e com as Prefeituras de São Luis e Barreirinhas.

O projeto teve início na sexta-feira (10), na cidade de Barreirinhas, com o forró pé de serra da banda Tripa de Bode, a voz doce de Flávia Bittencourt e a magia do Bumba-Meu-Boi Pérola dos Lençóis.

A abertura do evento, que tem como objetivo garantir tanto para turistas, quanto para os maranhenses uma agradável e animada programação de férias com atrações culturais e mostras gastronômicas e de artesanato, teve a presença do Governador do Estado, Flávio Dino, das secretárias estaduais de Turismo e Cultura, Delma Andrade e Ester Marques, e de grande público.

Para o Governador, o projeto é mais uma iniciativa do Governo do Estado de valorização a vasta cultura do Maranhão. “Essa é mais uma forma de confirmarmos a prioridade que damos às regiões turísticas do nosso Estado. A ideia é integrar o turismo da região com outras atividades, incentivando o turismo cultural e aquecendo a economia dessas localidades. É uma forma de garantir mais alternativas para o turista conhecer a cultura e os artistas maranhenses.

Para a Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, o projeto se resume a uma palavra: valorização. “O Governo, com o projeto, valoriza o povo, a cultura e os espaços públicos existentes, proporcionando momentos de lazer e integração entre as famílias”. Já para Ester Marques, Secretária Estadual de Cultura, a iniciativa do Governo vai agregar ainda mais valor às nossas manifestações culturais. “O projeto promoverá a ocupação de espaços e equipamentos culturais durante os meses de julho e agosto, mostrando para turistas e maranhenses que o Maranhão tem opções de lazer para todos os gostos e idades, além de valorizar as manifestações e artistas locais ”, disse.

O prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, agradeceu a iniciativa do Governo do Maranhão. “Vejo esse projeto com alegria. Estava faltando isso, e essa ideia só vem beneficiar a todos. Além de aquecemos a economia do município, ainda oferecemos mais uma opção de lazer para turistas e moradores da cidade”.

Comerciantes, moradores e turistas aprovaram a iniciativa. É o caso de Maria Clara Diniz, de Belo Horizonte (MG). “Essa é uma ótima iniciativa. Durante o dia temos os passeios e a noite fica muito mais agradável com essa opção de conhecer mais sobre a cultura maranhense. Parabenizo os idealizadores”, comentou a mineira.

Aberto oficialmente em Barreirinhas, o projeto teve prosseguimento proporcionando aos moradores e visitantes de São Luís acesso à cultura, diversão e lazer para todas as idades

Com certeza, o jornalista e poeta Bandeira Tribuzi, aprovaria ter o seu memorial invadido pela criançada! O espaço se transformou em palco da peça “O Baú Mágico, muitas culturas, uma história” dirigida por Josimael Caldas, diretor do Centro de Artes Cênicas do Maranhão. “É emocionante e muito valoroso repassar aos pequenos informações sobre a nossa cultura e em local tão especial”. As crianças se encantaram com os personagens saídos de dentro de um grande baú e do narrador com seu livro enorme. A pequena Clara Ferreira adorou acompanhar a história, mas disse “nunca vi livro tão grande, mas têm histórias legais, gosto do que ele conta”, afirmou Clara, de 6 anos.

Do outro lado da praça que abriga o Memorial, uma turma agitava o público com a aula de ritmos. O vai e vem das pessoas era intenso no intuito de conhecer todas as opções que poderiam aproveitar. Do agito e eletrizante do corpo à apreciação do artesanato e da culinária. Uma feira colocou a disposição do público, produtos trabalhados com a fibra do buriti (brincos, sapatos, marcadores de texto entre outros), em malha, em papel e algumas guloseimas maranhenses como os bolos e sanduíches. A artesã Lageana Lopes, que há 15 anos trabalha no ramo, comemora a organização de atividades como essas que geram oportunidades de negócios. Ela pretende arrecadar cerca de R$ 800,00 até o final do projeto. “Quanto mais expormos e apresentarmos o nosso produto, mas chance de fecharmos negócios. É o eu acontece nessas ações”, afirmou.

Um coro clamou e aclamou “A bela mocidade”, uma das toadas mais bonitas e tradicionais do Boi de Axixá cantadas pelo afinadíssimo Coral São João. Foi o momento onde o público maranhense identificou-se com sua cultura e emocionou os visitantes. “É um cenário maravilhoso para apreciar poesia tão intensa”, ressaltou o turista de Minas Gerais, Roberto Belagua, pela primeira vez na capital maranhense. O coral São João ainda propiciou ao público canções de Roberto Carlos (Como é Grande o Meu Amor por Você), discoteca dos anos 70 e 80 e claro outras músicas maranhenses. “Esse encontro é perfeito para intensificar e divulgar a cultura maranhense tanto para os que moram em São Luís como para os visitantes”, enfatizou o maestro Fernando Mouchereck.

O encerramento do projeto ficou por conta da orquestra Suzuki que emocionou e não deixou o público ir embora antes das 20h. O espetáculo encantou as pessoas. “A reutilização do espaço público como do Espigão Costeiro, a democratização da cultura privilegiando os artistas maranhenses são conquistas desse projeto”, enfatizou a secretaria estadual de Cultura, Ester Marques. “O Mais Cultura, Mais Turismo proporcionou experiência com qualidade para o turista e para a própria comunidade, complementou a secretaria estadual de Turismo, Delma Andrade.

Sobre o Mais Cultura e Turismo

A intenção do governo do Estado è transformar ‘Mais Cultura e Turismo’ em projeto itinerante, percorrendo outros municípios maranhenses. Atualmente as atividades, que são desenvolvidas pelas Secretarias estaduais de Turismo e Cultura, são realizadas nos pólos São Luís e Barreirinhas. O projeto vai garantir para turistas e maranhenses, uma agradável e animada programação de férias com atrações culturais e mostras gastronômicas e de artesanato.