A mobilização nacional para o planejamento da terceira edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil começou oficialmente no último dia 25, com a realização do 8º Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização. Uma equipe do Ministério do Turismo reuniu-se com os representantes estaduais para apresentar as orientações e critérios de participação no Salão 2008, como, por exemplo, a obrigatoriedade de os roteiros selecionados para a exposição serem um dos 87 priorizados pelo MTur e contemplarem os destinos indutores de desenvolvimento turístico regional.
Os interlocutores, como são chamados os representantes das 27 Unidades da Federação para o Programa e o Salão do Turismo, são responsáveis por repassar ao seu estado as ações definidas pela Regionalização. Por ser uma estratégia da gestão descentralizada proposta pela Regionalização, o Salão do Turismo também desencadeia um movimento nacional que tem como objetivo o fortalecimento da implantação da Política Nacional de Turismo e a apresentação de novos roteiros. “É fundamental o aval dos secretários e dirigentes estaduais de turismo para que os interlocutores possam contribuir com o planejamento da participação dos estados e do DF no Salão do Turismo”, disse o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, na abertura do encontro, que será realizado até o próximo dia 27.
A próxima edição do evento começou a ser planejada em outubro de 2007, quando o MTur iniciou a elaboração do Projeto Básico para a licitação do Salão do Turismo. O edital de concorrência foi publicado em dezembro do ano passado e, no dia 12 de fevereiro, foram abertos os envelopes de habilitação das empresas organizadoras de feiras e eventos que participam da concorrência.
Agora, o MTur aguarda o término do prazo para recursos da fase de habilitação, previsto na lei 8.666/93, para dar continuidade ao processo licitatório, com a abertura dos envelopes de técnica e de preço. “Enquanto corre a licitação, estamos trabalhando para organizar a participação de todas as Unidades da Federação no evento”, disse a diretora do MTur e coordenadora Nacional do Salão do Turismo, Tânia Brizolla. A empresa organizadora de feira e eventos que ganhar a concorrência vai atuar nas edições de 2008, 2009 e 2010.
A estrutura do evento – A novidade na estrutura do Salão para as próximas edições é a Área de Comercialização com um espaço para venda de produtos e serviços prestados pelos associados das entidades do Conselho Nacional do Turismo. Esse local, que antes era ocupado apenas por agências e operadoras de Turismo, agora oferecerá serviços como hotéis, locadora de automóveis, transportes e parques temáticos. A Feira de Roteiros Turísticos, o mais importante módulo do Salão do Turismo, é reservada para a apresentação dos roteiros turísticos brasileiros, estruturados a partir das diretrizes do Programa de Regionalização. Mas o evento também é atrativo por reunir, na Vitrine Brasil, manifestações artísticas, artesanato, gastronomia e os produtos da agricultura familiar do país.
Outro importante módulo do Salão do Turismo é a Rodada de Negócios, onde agências e operadoras de turismo poderão se encontrar para firmar parcerias e ampliar os canais de distribuição do produto turístico receptivo. O Núcleo de Conhecimento, local para troca de experiência e disseminação do conhecimento sobre a atividade turística, e as Missões Promocionais, visita de jornalistas e operadores internacionais ao evento, são outras importantes ações previstas na estrutura das próximas edições do Salão do Turismo.
Fonte: Ascom MTur
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