A MChecon e o Grupo Projeto Figital planejam uma celebração do Dia Internacional da Mulher em 2023 de forma inovadora. Em parceria com o Projeto Luna, uma organização não governamental que luta contra a pobreza menstrual, uma das maiores empresas de cenografia do país e uma agência de eventos empresariais de renome, o foco será no maior presente que as mulheres podem receber: dignidade e respeito.
"Estou em muitas frentes ligadas ao tema encorajamento, empoderamento e empreendedorismo feminino, sempre em contato com uma rede muito forte de mulheres empresárias. Por isso, na hora que soube do projeto decidi entrar de cabeça, afinal, a iniciativa é incrível e mostra o quão importante é ter homens aliados", revela Tatyane Luncah, CEO há 22 anos do Grupo Projeto Figital.
Um dos problemas de saúde pública que mais recebeu atenção no ano passado é a pobreza menstrual, que afeta mulheres que menstruam em condições de vulnerabilidade social e econômica, sem acesso a saneamento básico, banheiros, produtos menstruais e educação. Esse assunto é de extrema importância não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade. Além dos problemas de saúde, a pobreza menstrual também é uma das razões para a evasão escolar, visto que estatísticas apontam que uma em cada cinco jovens entre 14 e 24 anos faltou à escola por falta de absorventes. Foi compreendendo essa realidade que a MChecon e o Grupo Projeto Figital decidiram se engajar nessa luta.
“Sabemos que esse é apenas um primeiro passo, mas queremos que a divulgação desse vídeo possa alcançar um grande número de pessoas em todo o país. Nosso maior objetivo é promover o Projeto Luna para que muitos outros parceiros possam se unir a essa causa”, explica Rafael Mattos, sócio da MChecon Cenografia.
No próximo dia 08 de março, a MChecon e o Grupo Projeto Figital se unirão ao Projeto Luna para lançar uma campanha de coleta de itens de higiene para pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade social e econômica. Serão aceitas doações de absorventes diurnos e noturnos, papel higiênico, calcinhas, sabonetes, escovas e pastas de dente. Além disso, será possível fazer doações financeiras diretamente pelo site: www.projetoluna.com.br/faca-sua-doacao.
Todas as doações serão recebidas na sede da MChecon, localizada no Alto de Pinheiros, até o dia 24 de março. Caso seja necessário, a empresa também está preparada para enviar equipes de retirada de grandes volumes. Durante esse período, o contato com a empresa pode ser feito através do WhatsApp do SAC, pelo número: 11 95784-3875.
Após a conclusão do período de arrecadação, todas as contribuições serão reunidas para a preparação dos kits. A meta é atingir, no mínimo, a quantidade de 300 kits, que serão entregues por um grupo de pessoas voluntárias nas regiões de Barra de São Miguel (localizada em Guarulhos), por meio do Instituto Sonhar Alto, e no Jardim Colombo, por intermédio do Fazendinhando.
"Desde que criamos a ONG contamos com o apoio de diversas empresas privadas. Ter a iniciativa do setor é essencial para o nosso trabalho, que visa tirar uma causa tão alarmante da invisibilidade e ampliar o debate sobre o assunto. Ficamos muito felizes com essa parceria inédita com a MChecon, principalmente por ser a primeira ação dentro das comunidades", revela Victória Dezembro, idealizadora do Projeto Luna.
Além da entrega dos kits, será realizado um questionário junto às beneficiárias, com o objetivo de compreender a realidade da pobreza menstrual nesse público. Depois que as informações forem compiladas, a ONG irá produzir um material educativo para ser disponibilizado às comunidades. Enquanto isso, a equipe da MChecon estará presente durante todo o processo, registrando imagens para a criação de um mini documentário sobre toda a iniciativa.
Comentários