O mercado logístico nacional recebeu a edição de 2025 da feira Logistique e do congresso Logistique Summit, que iniciaram no último dia 12 e seguiram até 14 de agosto, em Balneário Camboriú (SC), no Sul do Brasil. A feira, segundo dados da organização do evento, apontam números expressivos: Mais de 150 expositores, e cerca de 15 mil visitantes no Expocentro BC.
A Logistique reúne os principais nomes da logística, transporte multimodal, intralogística e comércio exterior. Em 2025, a estrutura foi ampliada, e a programação inclui temas que vão além da operação logística, abordando questões como geopolítica, macroeconomia, inovação, sustentabilidade e alianças internacionais.
Segundo Leonardo Rinaldi, CEO da Logistique, o evento vai além da exposição de soluções. “Nosso objetivo é fomentar diálogos estratégicos e provocar reflexões sobre o protagonismo do Brasil em um cenário global em transformação. O país pode se posicionar como um player decisivo neste novo tabuleiro econômico”, destaca.
Programação técnica
A programação técnica do Logistique Summit, conferência paralela à feira durante os 3 dias de evento, contou com painéis, palestras e apresentações, com nomes de peso do cenário nacional e internacional como a do estrategista Thiago de Aragão (CSIS), do comentarista Caio Coppolla (CNN Brasil), do economista-chefe Felipe Salto (Warren Investimentos) e do fundador da StartSe, Junior Borneli; além de Ricardo Hirata (JLL). Os nomes citados vêm com a proposta de unir análises profundas com experiências práticas, apontando caminhos sustentáveis para o desenvolvimento do setor. Ricardo Hirata, curador do Fórum de Real Estate Logístico, aborda a importância dos investimentos em estruturas de armazenagem, enquanto Thiago de Aragão traça uma radiografia do mercado globalizado e da geopolítica global.
Já o economista-chefe da Warren, Felipe Salto, aborda de forma clara e técnica pontos centrais para o futuro econômico do país, como o equilíbrio das contas públicas, a trajetória da dívida, os impactos das decisões fiscais sobre o crescimento e a importância da responsabilidade fiscal como pilar para o desenvolvimento sustentável.
Balneário Camboriú como centro estratégico
A escolha de Balneário Camboriú como sede do evento tem reforçado o caráter estratégico da Logistique. A cidade oferece fácil acesso a rodovias federais, aos principais aeroportos de Santa Catarina e ao Porto de Itajaí — um dos maiores entroncamentos logísticos do país. Além disso, sua infraestrutura hoteleira e turística amplia o potencial de atração de público e negócios.
Com um novo layout setorizado, a Logistique vai facilitar a navegação dos visitantes e promover conexões mais assertivas entre empresas e profissionais. Os espaços temáticos incluirão setores como intralogística, transporte multimodal, tecnologia e automação, infraestrutura, soluções digitais (WMS, TMS e IA), além de logística verde. Entre os expositores, estão as gigantes Multilog, TOTVS, EGA Group, Trust Group, DSV Global, Bertolini S.A., e Cargo Sapiens. Também haverá participação de empresas internacionais, operadores logísticos, fabricantes de empilhadeiras, transportadoras e fornecedores de soluções digitais.
Segundo Karine Marmitt, diretora-executiva da feira, esta edição terá maior diversidade de soluções e inovações. “O crescimento da feira é planejado para ser qualitativo, com foco em representatividade e experiências inovadoras”, afirma. Promovido pela Zoom Feiras e Eventos, o evento reforça sua posição como vitrine estratégica para o setor logístico brasileiro, unindo negócios, conhecimento e projeção internacional.

Comentários