Lideranças se reúnem na 48º reunião do Fornatur

O 48º Fornatur - Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (11), durante o Workshop CVC, em São Paulo, reuniu as principais lideranças do turismo nacional.

Presidido pelo presidente do Fórum e também secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o evento contou com as presenças do ministro do Turismo, Luiz Barreto; do secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves;  do secretário nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira; do presidente do Conselho da CVC, Guilherme Paulus; do diretor de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso, dentre outras autoridades.

Luiz Barreto aproveitou a oportunidade para abordar a complexidade orçamentária prevista para 2009. Segundo ele, com a crise financeira mundial, vai ficar mais difícil setorizar os recursos. "A crise afetou sim o nosso mercado, mas ainda a vejo com otimismo. No entanto, só em março teremos a nossa segunda rodada de negociações sobre o orçamento. É uma parada estratégica para sentir como será o processo de arrecadação deste ano", diz emendando que em 2008 mais de dois milhões de reais foram investidos no turismo brasileiro.

Apesar da turbulência financeira atravessa pela economia mundial, Barreto foi enfático em afirmar que este é o momento de oportunidades. "Se perdemos com a vinda de estrangeiros, ganhamos com o turismo doméstico que se fortaleceu com o enfraquecimento do câmbio. E em outras regiões a situação é muito pior. A Espanha, por exemplo, registrou decréscimo de 3% no turismo. Justamente ela que vinha crescendo de forma vertiginosa nos últimos 15 anos".

A Lei Geral do Turismo, aprovada em 2008, foi um dos pontos de discussão de Airton Pereira. Segundo o secretário, a regulamentação da Lei será concluída na primeira semana de março.