De 16 a 18 de setembro acontecerá a 10ª edição do Latam Retail Show sponsored by IBM, principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizado pela Gouvêa Experience, o Congresso chega à sua 10ª edição antecipando tendências, apresentando novas pesquisas e promovendo troca de experiências que contribuem para o futuro do varejo brasileiro.
Com o tema “Retail Metafusion: 10 Years Ahead”, o evento reunirá as lideranças do setor selecionadas por uma curadoria de grandes especialistas em diversos segmentos do varejo. “Neste ano, trazemos o conceito de ‘metafusão’ como resposta às exigências de transformação profunda e colaborativa dos negócios. É uma celebração da jornada e uma visão do desenho futuro”, destaca Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.
O conteúdo principal do evento será estruturado nas seguintes trilhas temáticas:
- Canais e Clientes – Abordará a evolução dos pontos de contato com o consumidor, com foco em omnicanalidade, espaços físicos, hiperpersonalização e expansão de mercados e receitas.
- Marketing + Vendas - Mostrará a eficiência da ferramentas para vender mais como design de loja, growth, fidelização, times de alta performance, colaborações e construção de marca.
- Eficiência Operacional - Tratará do crescimento sustentável a partir da entrega de serviços, gestão tributária, meios de pagamento, crédito e resiliência em tempos de crise.
- Inovação e Tecnologia – Apresentará cases reais e sugestões para estimular a inovação e explorar o potencial das tecnologias emergentes, com destaque para a inteligência artificial.
Latam Retail Show apresenta tendências e discute futuro do foodservice e varejo alimentar
Com uma programação voltada ao segmento de foodservice com painéis, estudos e debates sobre tecnologia, inteligência artificial, comportamento do consumidor e eficiência operacional, entre outros temas que serão explorados por CEOs e especialistas no setor de alimentação fora do lar, segmento que está em constante transformação.
No dia 16 de setembro, Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, e Dênio Oliveira, CEO da Bem Brasil, conduzirão o painel “Tecnologia e Inovação no Foodservice”, abordando as disrupções tecnológicas e operacionais que vêm transformando o setor.
Já, no painel “Como os Agentes de IA já estão Transformando a Rentabilidade dos Negócios”, Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting, e Raphael Cyjon, vice-presidente de Estratégia e Transformação para Transporte e Frotas Globais da PepsiCo, debaterão o impacto da inteligência artificial na performance e gestão de negócios.
Outro destaque do dia, o painel “Corra, Varejo, Corra: os muitos desafios na capacitação de pessoas vendedoras em um cenário de alta rotatividade”, será conduzido por Roberta Andrade, diretora de Educação Corporativa da Friedman e gonow1, Ian Coutinho, gerente comercial e líder do programa Somos Todos Vendedores da Reserva, e Cíntia Maria Moreira, CEO da Dengo Chocolates.
No dia 17 de setembro, a apresentação “Arquitetando a Eficiência: Como Estruturas Inteligentes Aceleram o Crescimento no Varejo e no Franchising” reunirá Raul Matos, CEO & Founder da Biscoitê, Dorival Oliveira, vice-presidente de Franquias da Divisão Brasil da Arcos Dorados (McDonald’s), e Lyana Bittencourt, CEO da Bittencourt Inteligência em Redes de Negócios.
Na mesma data, o painel “Fidelização” será comandado por Celso Furtado, CEO & diretor-geral da Coop – Cooperativa de Consumo, Maria Cristina de Amarante Merçon, diretora de Marketing, Fidelidade e Growth do GPA, e Caio Camargo, especialista em inovação no varejo.
Já, o painel “Menos Ruído, Mais Resultado: Colaboração Indústria-Varejo Otimizando a Operação Comercial” reunirá Luciano Bortolini, diretor comercial do Tenda Atacado, Gabriela Pontin, vice-presidente Comercial da Ypê, e Rodrigo Catani, sócio-diretor da Gouvêa Consulting. Na sequência, a palestra “Marcas Próprias: do crescimento à transformação – uma perspectiva global de marca própria” será conduzida por Daniel Morimoto, vice-presidente América Latina da Circana, e Ana Laura Tambasco, diretora executiva de Marcas Próprias do Grupo Carrefour Brasil.
No dia 18 de setembro, um dos destaques será o painel “Revolução da Conveniência” que terá participação de Thiago Moreira, diretor de Operações do Carrefour Express, Igor Figueiredo, gerente de Digital e Marketing da Shell Select (Grupo Nós), e Cadu Ventura, diretor de Sales Excellence da Globo.
Outra atração da data será a apresentação “10 anos de Latam + 10 years ahead: A Visão de Futuro de 10 Grandes Lideranças do Varejo e Consumo”, que reunirá executivos para refletirem sobre o presente e o futuro do setor. Estão confirmados Belmiro Gomes, CEO do Assaí, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Andre Farber, CEO da Riachuelo, Sergio Zimerman, CEO da Petz, e Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero.
Comportamento e tendências
O evento também contará com a apresentação de estudos exclusivos que trarão dados relevantes para o setor. A Globo apresentará a pesquisa “A Revolução da Conveniência”, que analisa como a busca por soluções práticas tem transformado o varejo alimentar, o delivery e o foodservice, revelando tendências e inovações no comportamento do consumidor.
A pesquisa da Varejo360, “O Impacto dos Medicamentos de Diabetes, Obesidade e Sobrepeso na Indústria de Alimentação Dentro e Fora do Lar no Brasil”, explora os efeitos do uso de medicamentos como o Ozempic nos hábitos alimentares, trazendo reflexões importantes para a indústria de alimentos e refeições.
Outro destaque será a apresentação da edição mais recente do ATLAS, programa global de insights da Ingredion, que traz uma visão sobre as atitudes dos consumidores em relação aos alimentos e bebidas, revelando os principais motivadores de compra, a disposição em pagar por determinadas categorias e a aceitabilidade de ingredientes.
Para Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice e curadora do evento, o foodservice vive um ponto de inflexão. “A busca por conveniência, saúde, tecnologia e novas experiências tem pressionado as empresas a inovarem com velocidade e eficiência e o Latam Retail Show é o espaço ideal para as lideranças do setor acessarem conteúdos estratégicos, trocarem experiências e se prepararem para o que vem pela frente”, acrescenta.
Arenas de conteúdo
Além da programação principal, o evento contará com arenas de conteúdo que receberão eventos paralelos voltados a temas estratégicos e públicos específicos do varejo. Entre os destaques estão: o 1º Encontro Latino-Americano de Strip Malls, que inaugura um espaço de debate e reconhecimento para esse modelo de empreendimento na região, e o 5º Fórum IDV Desenvolvendo o ESG no Varejo e Consumo, que trará lideranças do setor para discutir práticas de governança, impacto social e sustentabilidade. Também haverá a 3ª edição do Retail Design Meeting, com foco no design e arquitetura comercial no ponto de venda e uma programação paralela com vivências práticas, dados estratégicos e oportunidades de conexão para os participantes.
Study tour: aprendizado no ponto de venda
Uma das atrações do evento é o Study Tour, que será realizado nos dias 15 e 19 de setembro, com vagas limitadas. Nessas datas os participantes visitarão diversas lojas por dia em São Paulo, acompanhados pelos curadores da Gouvêa Ecosystem. As visitas proporcionarão uma imersão nas estratégias de visual merchandising, atendimento, abastecimento e uso de tecnologias aplicadas ao varejo.
15 Pesquisas
O evento também trará a apresentação de 15 pesquisas inéditas sobre varejo e consumo que serão debatidas no palco por especialistas e seus relatórios estarão disponíveis, na íntegra, para os congressistas.
Retail Experience Awards
Outro destaque é o Retail Experience Awards, que reconhece as empresas com os melhores indicadores de satisfação do cliente (NPS) no Brasil. A premiação é baseada na avaliação de um painel com mais de 500 mil consumidores, sendo totalmente guiada pela voz do cliente
Conexão com a NRF Europa
O Latam Retail Show também terá um painel simultâneo à NRF Europa, que acontecerá de 16 a 18 de setembro em Paris, com um resumo no final do dia dos principais conteúdos apresentados no evento internacional. Além da palestras e painéis com 250 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 100 horas de conteúdo, o Latam Retail Show também promoverá momentos de networking, como coffee breaks e almoços reservados para congressistas, palestrantes e convidados proporcionando oportunidade para troca de experiências e formação de parcerias.
O Latam Retail Show tem a expectativa de reunir mais de 4 mil congressistas e entre os patrocinadores do evento estão: IBM, Seidor, E-goi, Onebet, Active Campaign, 4Yousee, Nação Digital, Driva e Beeviral.
Serviço
Latam Retail Show sponsored by IBM
Data: 16, 17 e 18 de setembro de 2025
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Mais informações: www.latamretailshow.com.br

Comentários