Durante dois dias de conteúdo exclusivo e atualizado, profissionais de grandes empresas do segmento tiveram a oportunidade de participar de palestras, seminários e sessões educacionais que demostraram como enfrentaram 2015 e as tendências e desafios para 2016.
Entre as novidades desta edição, as sessões educacionais aconteceram em espaços interativos, proporcionando maior participação de todos. No primeiro dia houve uma sessão exclusiva para clientes que tratou de pontos cruciais do dia-a-dia da estratégia dos gestores de viagens, eventos e procurement.
Outra inovação na programação foram as sessões triplas, que possibilitaram aos participantes assistirem a três temas distintos, fazendo um rodízio de salas, sem perder nenhum conteúdo.
Na sessão Arena What´s up ocorreram discussões com a participação da plateia que debateu os assuntos mais quentes do momento.
Na segunda-feira, dia 15/02, a sessão geral e o almoço foram patrocinados pela GOL/Delta/Air France-KLM com participação de Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas.
Dirigido por Andrucha Waddington, o musical tem como protagonista o ator Stepan Nercessian, que recria a personalidade do Velho Guerreiro e o cenário do Cassino do Chacrinha. Visto por mais 200 mil espectadores em São Paulo e Rio de Janeiro, a Avianca traz para os participantes do LACTE uma versão reduzida do espetáculo que está emocionando os brasileiros.
Sessões Educacionais
Durante o evento, as sessões educacionais foram divididas em temas de interesse dos profissionais do setor destacando precificação, negociação e savings em viagens; experiência do viajante corporativo; multicanais: os novos meios de compra e o que influencia no momento de decidir qual é a melhor ferramenta; um painel sobre MICE: os desafios e mudanças levando em conta as novas gerações, novos modelos de distribuição, produtos, serviços e tecnologia.
MICE – Com o tema, A caminho de 2020 - O que vem por aí? Os desafios e mudanças em MICE levando em conta as novas gerações, novos modelos de distribuição, novos produtos, novos serviços e novas tecnologias.
O painel contou com a participação de Wilson Ferreira, presidente da Ampro e sócio diretor da Agência Etna que abordou o tema - Meetings; Gilmar Pinto Caldeira, CEO da Honour Experiences, apresentando o tema Incentives; Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado e do São Paulo CVB; com o tema Exhibitions e o moderador palestrante Juliano Lissoni, presidente do MPI e diretor da MCI Group. Ferramentas diversas, realidades, tendências e visões comuns. O cliente sabe da necessidade de manter seus canais de comunicação com seus diversos stakeholders, mesmo num momento em que o país atravessa um momento difícil. Eventos continuam sendo necessários. Os clientes podem diminuir a abrangência de seus eventos, mas cada vez mais, querem mais, por menos. O que leva à maior fricção entre as partes.
Moderadora - Suzanne Neufang - VP Américas HRS, palestrante Affonso Nina General Manager CARLSON WAGONLIT TRAVEL
Omni Channel, um conceito muito usado no varejo e ligado a uma evolução do multi-channel: quando o consumidor se utiliza de vários canais de compra, as vezes simultaneamente, até chegar a sua decisão e à efetiva compra. Este cenário e comportamento das pessoas resulta em um consumidor mais experiente.
Esta sessão refletiu a respeito do canal que o viajante corporativo é obrigado a utilizar, disponibiliza tudo que ele quer, como funciona quando o viajante tem que seguir a política de viagens da empresa e comprar no canal designado e as tecnologias hoje existentes (OBTs) se adequarão para servi-lo, e o TMC, como pode ajudar?
Neste painel - André Carvalhal, diretor Geral GRUPO MASTER TURISMO era o moderador e contou com os painelistas, Augusto Ohashi, head of Corporate IT Sales LATAM AMADEUS; Pedro Guasti - presidente do Conselho de Interação e e-commerce da FECOMERCIO e Mauricio Lemos - diretor superintendente CSC ALGAR.
Houve também um espaço de lançamento de produtos e serviços, em que cada expositor terá 8 minutos para apresentar suas novidades, o Product Showcase.
Arena What's UP
Com o tema Inovar para crescer, o palestrante e chamado por muitos de "guru" Carlos Alberto Julio, discutiu e provocou os participantes com alguns questionamentos: Por que você espera resultados diferentes se faz tudo sempre igual? O que realmente altera os resultados nos nossos negócios? Como a inovação pode criar alternativas para o nosso negócio e para o nosso setor? Onde está a inovação e como criar uma cultura de mudança na nossa empresa?
O evento encerrou com um painel discutindo o melhor modelo de compra e venda de serviços para viagens corporativas com participação de Fernão Loureiro, da Philips, Fábio Mader, da Gol, Igor Miranda, da Tam, Bob Rossato, do Viajanet, Rubens Scharwtzmann, da Costa Brava e Abracorp, e Philippe Seguin, da Accor, com moderação de Arthur Luiz Andrade, editor do jornal Panrotas.
Um dos temas que causou muita discussão foi a distinção de tarifas entre os vários canais de distribuição e, para complicar ainda mais, a presença cada vez maior do viajante nesse cenário, comparando as tarifas entre as OTAs e as agências corporativas. “Existem cinco, seis tarifas diferentes para o mesmo produto, o que confunde muito".
Para Paulo Amorim, gerente executivo da ALAGEV, associação que organiza o encontro, o LACTE está consolidado como o principal evento do setor de viagens corporativas, onde os participantes podem saber das tendências do momento e conhecer novos produtos e serviços. “Durante estes dois dias os participantes tiveram a chance de encontrar os profissionais da área, conversar com os fornecedores e fazer networking, além de se atualizarem sobre o que impacta a gestão das viagens corporativos.”
Nova Presidente Alagev
Ao final do evento a Alagev - Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas anunciou Patrícia Thomas, da Academia de Viagens, como a nova presidente da entidade no biênio de 2016 a 2018.
Candidata única, a dirigente assumirá o posto máximo da Alagev oficialmente em 2 de maio.
Eduardo Murad, deixa a presidência, em 29 de abril e assume o cargo de diretor de Vendas da HRS. Como membro-fundadora e do conselho desde seu início, Patrícia conta com sua experiência para presidir a entidade.
Confira abaixo a diretoria da Alagev nos próximos dois anos:
PRESIDENTE
Patrícia Thomas (Academia de Viagens)
VICE-PRESIDENTE
Walter Teixeira (Grupo TX)
DIRETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO
Rafaelle Cecere (R1 Solutions)
CONSELHO DIRETOR DE GESTORES
Ana Panneitz (Pfizer)
Ana Prado (Syngenta)
Paulo Daniel (Alagev)
Marcel Frigeira (IBM)
Paula Fernandes (Atento)
Rodrigo Cezar (Roche)
CONSELHO DIRETOR DE FORNECEDORES
Ana Masagão (Rio Quente Resorts)
Jéssica Fabrini (Hyatt Internacional)
João Bueno (Resorts Brasil)
CONSELHEIROS INDICADOS PELO EX-PRESIDENTE
Eduardo Murad (Past-president Alagev)
Matt Teixeira (Best Western)
Viviânne Martins (Academia de Viagens)
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