O mercado de reuniões, incentivos, congressos e eventos (MICE) se reuniu em grande estilo na edição 2025 do LAMEC (Latin America Meetings & Events Conference), realizada no dia 20 de outubro no The Westin São Paulo. O encontro reuniu centenas de profissionais, conteúdo estratégico e tendências que refletem o momento de transformação e inovação do setor.
Organizado pela MPI Brazil (Meeting Professionals International) em parceria com a ALAGEV (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), o LAMEC 2025 se consolidou como um dos principais fóruns de conhecimento e networking do mercado MICE, sob os dizeres “mais que ampliar, um encontro para alimentar ideias”, segundo sua organização.
Programação e destaques
A programação deu inicio com uma apresentação artística japonesa, resgatando a cultura de Fabia Tanabe, presidente da MPI Brazil. Em seguida, a mesma subiu ao palco, ao lado de Juliana Patti, presidente da Alagev e deram as boas-vindas ao público.
Logo na sequência, o painel “Do Backstage à Estratégia: A Evolução da Carreira em Eventos” discutiu como os profissionais do setor vêm ampliando sua atuação para áreas como marketing, gestão LATAM e liderança, com a presença de Igor Tobias, Managing Director LATAM da MCI; Aretusa Tupinambá, Marketing Manager da Fresenius Kabi e Diretora da MPI Brazil e Luís Fernando Saladin, Coordenador Global de Eventos da GDM Seeds.
Um dos momentos mais marcantes foi a palestra “Rituais para o Fim do Mundo”, com Laura Peña, que abordou as crises ambiental, política e social, e como rituais organizacionais podem gerar transformação e resiliência. Já o painel “Data Storytelling: Transforme dados em histórias que engajam seu público, seu chefe e seus clientes internos”, apresentado por Renata Catto (SOAP), trouxe uma reflexão sobre como traduzir números em narrativas inspiradoras para fortalecer o impacto dos eventos.
À tarde, o módulo “Pense Grande: Crie sua estratégia de tecnologias experienciais para seus eventos”, com Dado França (DFX Experiências Multimídia), destacou o papel da tecnologia como elemento estratégico, e não apenas técnico. Simultaneamente ocorreu o painel “Comunidades como continuidade dos eventos”, com Laura Meneses, que mostrou como experiências presenciais podem evoluir em comunidades vivas e conectadas com as marcas.
O encerramento ficou por conta da apresentação “FLUXUSNOUS – No ritmo do agora”, com Jean Patrick, que conduziu uma reflexão sobre presença, autoconsciência e inteligência emocional no contexto dos eventos.
O LAMEC 2025 recebeu gestores, produtores, fornecedores e profissionais de marketing e comunicação de todo o país, e o evento reforçou seu papel como plataforma de atualização profissional e espaço de troca de experiências entre os principais players da América Latina.
Exclusivamente ao Portal Evento, Fabia Tanabe, presidente da MPI Brazil afirmou: "Realizar o LAMEC é muito especial, a gente conseguiu reunir muitas pessoas, fizemos um modelo um pouco diferente, um modelo mais central, exclusivo para 160 pessoas, e estamos muito felizes com o resultado até aqui, com esse evento maravilhoso, com pessoas maravilhosas, nesse dia tão especial. O LAMEC consolida-se, mais uma vez, como um espaço para fortalecer conexões e inspirar novas práticas no mercado MICE", afirma.
Confira algumas imagens por Portal Eventos:

Comentários