O empresariado paraibano e a gestão pública do setor turístico estão empenhados em melhorar a ocupação dos equipamentos e serviços turísticos do estado. Sinal disto é que no início deste mês de abril, o João Pessoa Convention & Visitors Bureau lançou o projeto nacional “João Pessoa – Destino de Eventos”, que tem por objetivo fortalecer e incrementar o turismo de congressos, eventos e negócios na capital paraibana.
A estratégia da ação promocional de mercado é parte integrante de um macro projeto de marketing de destino e captação de congressos, que foi concebido e vai abranger esforços compartilhados entre o João Pessoa Convention & Visitors Bureau com instituições privadas e órgãos governamentais, visando atrair importantes congressos de diversas categorias profissionais, eventos corporativos e de incentivo, além de feiras e exposições para a cidade de João Pessoa.
A iniciativa, que é considerada uma ação promocional de médio prazo, foi lançada e a ideia é apresentar serviços e produtos diversificados na área de eventos e viagens de incentivo, além de preparar o mercado e despertar o consumidor com os vários cenários que podem ser utilizados principalmente durante o período da Copa 2014, uma das justificativas importantes para a realização do projeto.
A presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, empresária Elizia Lopes, explica que o projeto fortalecerá toda cadeia produtiva do setor turístico e de eventos como: hotéis, resorts e pousadas, prestadores de serviços para realização de eventos, agentes de viagens, empresas de receptivo, locadoras de veículos, bares e restaurantes, companhias aéreas e atrativos turísticos.
“A partir do momento em que divulgarmos e capacitarmos os dirigentes de categorias profissionais, operadores e agentes de viagens especializadas em viagens corporativas, além de empresas nacionais e multinacionais, iremos atrair eventos que até então não haviam sido realizados em nossa cidade. Esse é o início de um trabalho que deverá ser feito de forma permanente, sempre com o objetivo de mot ivar a vinda de turistas de eventos e incentivo até a Copa e após sua realização”, revela.
A presidente da PBTUR, Ruth Avelino, acredita que não haja melhor momento para a cidade apresentar as suas potencialidades e infraestrutura para o público coorporativo e categorias profissionais. “São eles que decidem o destino de viagens de incentivo e eventos de cada empresa. Por isso, devemos aproveitar o bom momento do turismo paraibano e otimizar os resultados com a finalidade de trazer crescente e continuamente, turistas para a Paraíba durante todo o ano, atualizando o mercado com os novos produtos e infraestrutura oferecidos pelo destino”, diz.
Nos próximos meses, vários Seminários Técnicos de Capacitação estão previstos de forma articulada nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte e ocorrerão permanentemente para que as categorias profissionais, agentes e operadores de viagens corporativas, além de lideranças de categorias profissionais e dirigentes de empresas nacionais e multinacionais que geram fluxo de visitantes, sintam-se estimuladas a promoverem seus eventos na capital paraibana.
Segundo o Secretário de Turismo de João Pessoa, Francis Linhares “O projeto é muito importante para o destino, pois estará fortalecendo as ações para atrair turistas para a capital paraibana justamente no período da baixa estação, período em que todo o empresariado ligado direta ou indiretamente ao turismo, mais sofre com a sazonalidade”.
Com essa iniciativa, passos mais sólidos nesse sentido será dado através da efetivação do projeto que será realizado de forma compartilhada entre o Convention Bureau, Governo da Paraíba/SETDE/PBTUR, Prefeitura de João Pessoa/SETUR, SEBRAE, ABIH, SINDETUR, ATCC, ABRASEL, Prefeituras de Cabedelo e Conde, INFRAERO, AVIANCA e FECOMÉRCIO.
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