“Abordamos em nossa palestra os avanços do Nordeste nos últimos anos, em termos de oferta de produtos turísticos, infraestrutura hoteleira, aumento do número de unidades hoteleiras, de espaços para eventos, melhoria da infraestrutura geral e turística, e apresentamos dados gerais sobre o turismo da região”, resume Jeanine Pires.
O turismo no Nordeste gera mais de 1 milhão de empregos com carteira assinada, atrai 31 milhões de visitantes anualmente e movimenta R$ 30 bilhões de receitas somente nas 9 capitais, que possuem mais de 70 mil unidades habitacionais em hotéis (dados de 2015).
Cenário cambial favorável - Com 2015 marcado pela variação cambial no mundo, onde o dólar se valorizou cerca de 20% frente ao euro, 42% frente ao real e 60% frente ao rubro russo, a tendência é atrair mais estrangeiros para o Brasil e para o Nordeste. Pesquisas indicam que 47,5% dos brasileiros que pretendem viajar entre maio e outubro de 2016 querem ir ao Nordeste com sua família. “O cenário cambial favorece não só a vinda de estrangeiros, mas também a vinda de brasileiros ao Nordeste”, analisa Jeanine Pires.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, também participou da solenidade de abertura, ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, secretários de turismo de diferentes Estados do Nordeste entre outras autoridades e empresários.
O evento foi uma realização da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Entre os patrocinadores, estão o Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur); Prefeitura do Ipojuca; Prefeitura do Recife e as companhias aéreas TAP e GOL. Já os apoiadores do Destination Brazil são a Embratur, o Ministério do Turismo, o Governo Federal, o Sebrae e a ABIH.
Comentários