JPR 2021 entra para a vanguarda da retomada dos eventos presenciais pós-início da pandemia

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) realizou entre os dias 22 e 25 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o primeiro evento da retomada após o início da pandemia da COVID-19 neste local

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) realizou entre os dias 22 e 25 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o primeiro evento da retomada após o início da pandemia da COVID-19 neste local, bem como o primeiro congresso médico neste porte: a 51a Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2021). Com programação majoritariamente presencial, a JPR 2021 também ofereceu opção de conteúdo on-line para os congressistas, que puderam acompanhar tudo na plataforma do evento - www.jpr2021.org.br.

O encontro ocorreu em conformidade com todos os protocolos preconizados pelas autoridades de Saúde do Estado e do Município de São Paulo visando a prevenção da COVID-19, como por exemplo, permitir o acesso somente de participantes vacinados (mediante a apresentação de carteira de vacinação), uso obrigatório de máscaras, distanciamento social de 1 metro principalmente dentro das salas de aulas, dispensers de álcool em gel distribuídos pelos pavilhões, entre outras medidas já conhecidas por todos neste momento.

Até o momento, a JPR 2021 é considerada por muitos um caso de sucesso, vislumbrando como uma real possibilidade de retomada de eventos presenciais, com respeito aos protocolos de segurança. Convidado especial da Jornada, o Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, apontou a importância da retomada das atividades do setor de eventos seguindo as devidas estratégias de prevenção.

Assim como foi feito no comércio e no serviço, obrigatoriamente temos que nos propor a retomar. Com qualidade em nossa vigilância, em nossos ritos, entendendo que estamos em um novo momento, um novo tempo. Não é o nosso normal. É um novo normal do qual temos a obrigação de nos adaptar”, defendeu durante o evento.

Feedbacks positivos

Depoimentos e impressões que a organização teve a oportunidade de ouvir ao longo da programação, bem como os coletados nas redes sociais da SPR, confirmaram que o evento, apesar de ter tido números menores em relação ao evento pré-pandemia, superou as expectativas, inclusive no que se refere à prospecção de negócios. A maioria dos participantes relatou experiências positivas durante os quatro dias do evento. A JPR 2021 teve público estimado em 5 mil pessoas - entre congressistas, médicos e equipes organizacionais.

Tivemos 9 mil pessoas envolvidas no evento, entre Coordenadores, Professores, Moderadores, Diretoria, Convidados, Congressistas presenciais e online, Visitantes, Profissionais expositores, Membros da Organização, Recepcionistas e Equipe de TI. Presencialmente no local, circularam 7 mil pessoas.

O Secretário de Saúde do Estado de SP, Jean Gorinchteyn, fala aos congressistas da JPR 2021

O Secretário de Saúde do Estado de SP, Jean Gorinchteyn, fala aos congressistas da JPR 2021

Sessão de Abertura

No primeiro grande evento da programação da JPR 2021, logo na manhã do dia 22 de setembro, congressistas e médicos de todo o País puderam prestigiar a Sessão de Abertura. Nesta parte da programação, a SPR teve a honra de contar com a presença do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Gorinchteyn, que parabenizou a sociedade pela iniciativa e falou da importância de ter estrutura e coragem para retomar as atividades presenciais: “Tenho total ciência da importância da medicina para nosso momento. Os exames de tomografia ajudaram a salvar milhares de vidas nesta pandemia. É um prazer para mim estar aqui, neste que é o evento que reinicia os congressos em nossa cidade!”, afirmou.

Na ocasião, foram chamados ao palco também os Drs. Mauro José da Costa Brandão (presidente da SPR), Cesar Higa Nomura (presidente eleito da SPR), Antônio José da Rocha (diretor científico da SPR) e Valdair Francisco Muglia (presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia – CBR).

O Secretário de Saúde do Estado de SP, Jean Gorinchteyn, fala aos congressistas da JPR 2021 | Créditos: Carolina Cassiano e Kelly Silva

Aula inaugural: apresentação do Ricardo Amorim

Ainda na Sessão de Abertura da JPR 2021, o economista Ricardo Amorim fez uma participação especial, para apresentar a aula inaugural do evento, patrocinado pela Canon. Amorim explanou sobre o tema “Perspectivas Econômicas no Brasil Pós-pandemia”, em palestra que foi exclusiva para os participantes presenciais do evento. “Não sabemos o quanto este fim de pandemia vai durar. Não sabemos como será o pós-pandemia. Mas é certo que a vacinação é um dos principais pontos que me faz acreditar na melhora da economia”, afirmou.

Economista Ricardo Amorim apresenta a aula inaugural durante a Sessão de Abertura da JPR 2021 | Créditos: Carolina Cassiano e Kelly Silva

Programa científico completo e híbrido

Com o tema Radiologia Sem Fronteiras: Brasileiros pelo Mundo, a JPR 2021 convidou brasileiros radicados no exterior e expoentes em suas áreas para compartilharem tanto seus conhecimentos científicos, quanto sua experiência de vida no exterior.

Na grade científica, a SPR previu os cursos já tradicionais do evento, sendo grande parte apresentada no evento presencial, e algumas atividades realizadas em estúdio e transmitidas por meio de uma plataforma de eventos virtuais para a audiência online.

Vilas do Ultrassom e da Inovação

Destaque das atividades da JPR 2021, ao lado da exposição técnica, a SPR apresentou a programação das Vilas do Ultrassom e da Inovação. A primeira contou com atividades de quarta a sexta em dois horários, além da manhã do sábado. A atividade foi coordenada pelos Drs. Carlos Homsi, Andre Paciello Romualdo, Mauro José Brandão da Costa, Antonio Rahal Junior e Paulo Savoia Dias da Silva, e contou com o apoio das empresas Canon Medical, Lang, MedCirúrgica, Mindray e Philips.

Já a Vila da Inovação, que aconteceu na JPR pela segunda vez, contou com programação matinal e vespertina com a presença de especialistas e líderes de indústrias e do mercado, que mostraram o presente e o futuro do Diagnóstico por Imagem em apresentações que buscaram responder o que é tendência, os recursos que chegarão para facilitar a rotina do médico radiologista e as ofertas de resultados mais rápidos e assertivos aos pacientes, além de softwares, hardwares e soluções certamente dominarão o cenário nos próximos anos.

Lançamento de Livros

A JPR 2021 também reservou um espaço para três lançamentos e um pré-lançamento de livros. No Lounge de Lançamentos de livros, aconteceram o pré-lançamento do livro “Cirurgia Endovascular”, do Dr. Joaquim Maurício da Motta Leal Filho, pela Editora dos Editores; e o lançamento do “Nuclear Cardiology – Basic and Advanced Concepts in Clinical Practice”, do Dr. Claudio Tinoco (Editora Springer), “Ultrassonografia Dermatológica”, dos Drs. Giovanni Guido Cerri e Luciana Zattar, pela Editora Manole, e “Histerossalpingografia”, da Dra. Carmen Navarro (Editora Thiemi Revinter)

Exposição Técnica

Exposição Técnica da JPR 2021

Ponto alto e tradicional atividade da programação de um evento da magnitude da Jornada, a Exposição Técnica da JPR 2021 reuniu este ano empresas que apoiaram a SPR durante a pandemia e mantiveram seus estandes contratados até a retomada. Além disso, novos players apostaram no declínio dos números da pandemia e consequente retomada econômica ainda este ano para estarem presentes no evento.

No total, 58 marcas expuseram suas novidades em estandes, respeitando os protocolos de segurança. Confira todos os expositores em: https://jpr2021.org.br/expositores/

Fotos: Polly Feiras & Eventos

Protocolos de segurança

Protocolo de Segurança

Para um evento que marca a retomada de atividades presenciais, e em um cenário que ainda exige cuidados extremos, a organização da JPR 2021 atentou-se em manter os rígidos protocolos de segurança. Assim, da chegada ao pavilhão à passagem pela secretaria e entrada nas salas de aula, houve checagem de vacinação e aferimento de temperatura. Tudo para manter os cuidados de prevenção à COVID-19.