Irish Institute é inaugurado em São Paulo

Reunidos ontem à noite, no Grand Hyatt São Paulo, o embaixador da Irlanda, Michael Hoey, a presidente do Instituto Maria Alice Ancona Lopez e o vice-presidente, Peter ONeill...

Se a voz sedutora de Bono Vox, o revolucionário fluxo de consciência de James Joyce e as atuações de Colin Farrell já não são suficientes para suscitar curiosidade pelo país de São Patrício, então a inauguração do Instituto Brasil-Irlanda, ou Irish Institute, pode ser um fator definitivo para preencher essa vontade.

Reunidos ontem à noite, no Grand Hyatt São Paulo, o embaixador da Irlanda, Michael Hoey, a presidente do Instituto, Maria Alice Ancona Lopez, e o vice-presidente da entidade, Peter ONeill, celebraram, a fartos goles de Guinness, a criação do Instituto Brasil-Irlanda.

A iniciativa é fruto da paixão de Maria Alice pelo país dos roqueiros do U2 e pela devoção de Peter ONeill ao Brasil, já que o irlandês por nascimento, em visita ao carnaval carioca há 30 anos atrás, decidiu ficar em terras brasileiras, para nunca mais voltar.

De acordo com Michael Hoey, segundo embaixador a ocupar o cargo desde a criação da Embaixada em 2001, “o objetivo do Instituto é fortalecer e diversificar o relacionamento entre os dois países, que apesar de teres muito em comum, ainda têm muito o que aprender sobre o outro”.

Já Peter ONeill comentou que “a criação do Instituto reflete o crescimento do número de brasileiros indo estudar na Irlanda”. Segundo o vice-presidente apenas em 2007, foram contabilizados mais de 2.500 estudantes brasileiros realizando intercâmbio na Irlanda. Além disso, o vice-presidente disse que “o Instituto servirá como ponte entre os dois países, promovendo a cultura irlandesa e constituindo-se como um catalisador que movimenta pessoas, projetos e amizades”.

A presidente do Instituto completou os discursos dizendo que a inauguração é a primeira de muitos eventos a serem promovidos pela entidade e aproveitou para comentar sobre a doação feita pelo governo irlandês para a biblioteca do Instituto no valor equivalente a 2.600 reais em livros.

Projetos

Além de fomentar ações entre operadoras irlandesas e brasileiras para promover o turismo entre os países, o Instituto oferece aos paulistas a chance de entrar em contato com livros, cds e dvds irlandeses. A estratégia do Instituto é em uma primeira etapa angariar investimentos irlandeses para divulgar o país no Brasil e em um segundo momento, montar pacotes atrativos para que os irlandeses conheçam o Brasil.

Entre os projetos em planejamento, Maria Alice adianta que São Paulo deverá ganhar a primeira Semana Literária Irlandesa ainda no segundo semestre deste ano, que trará ao conhecimento do público não só obras clássicas, mas principalmente escritores contemporâneos. Um Festival de Cinema também deverá se concretizar até o fim de 2009 e o Salão do Estudante 2008, que acontece em março nas cidades de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, contará com a presença de algumas Universidades Irlandesas.

Serviço:
Instituto Brasil-Irlanda
Rua Araújo, 165 – conjunto 30-A – São Paulo
www.irishinstitute.com.br
info@irishinstitute.com.br