Internet das Coisas é destaque do Futurecom 2017

Serão apresentadas as diretrizes do estudo do Plano Nacional de Internet das Coisas.

Futurecom 2017, mais importante evento de TIC da América Latina, terá várias apresentações práticas de como dispositivos móveis, equipamentos e máquinas se comunicarão. É a Internet das Coisas (IoT) trazendo vários benefícios aos usuários em aplicações que envolvem inteligência artificial e realidade aumentada para facilitar identificação pessoal, por exemplo, ou auxiliar médicos e pacientes com informações em tempo real sobre tratamentos.

As políticas públicas voltadas às facilidades que a IoT proporcionará à população também ganharão destaque. Será no Futurecom 2017 que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentará a evolução dos trabalhos do Plano Nacional de Internet das Coisas – “Internet das Coisas: um Plano de Ação para o Brasil”, anunciado no fim do ano passado. A cerimônia solene de abertura do evento, em 2 de outubro, a partir das 19h30, contará com a presença do ministro do MCTIC, Gilberto Kassab; do secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges; e do secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTIC, Maximiliano Martinhão.

Na sequência, a programação do congresso terá a primeira apresentação pública das diretrizes do Plano de Ação do estudo de Internet das Coisas, às 9h do dia 3 de outubro, quando o consórcio liderado pela consultoria McKinsey & Company – com a participação da Fundação CPqD e do escritório de advocacia Pereira Neto/Macedo – vai expor em detalhes as políticas, o plano de ação e as estratégias de implantação das tecnologias que vão conectar dispositivos e equipamentos. O BNDES é o financiador do estudo e coordenador, em conjunto com o MCTIC, dessa ação, que é a base do Plano de IoT.

Para a aplicação do Plano Nacional IoT, as instituições envolvidas realizaram estudos preliminares que identificaram quatro verticais prioritárias para receberem os primeiros serviços voltados à qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável por meio da tecnologia. São elas Cidades, Saúde, Agronegócio e Indústria. O plano prevê que essas políticas sejam aplicadas já no período entre 2018 e 2022.

O que é a Internet das Coisas na prática? De acordo com o cientista Kevin Ashton – foi ele que usou essa expressão pela primeira vez em 1999 – “Internet das Coisas é um conceito tecnológico em que todos os objetos da vida cotidiana estariam conectados à internet, agindo de modo inteligente e sensorial”. Por exemplo, um automóvel informando o sistema de ventilação da residência que seu morador está chegando, o smartphone servindo como interface entre as pessoas e o sistema elétrico da residência para programar o horário de acender as luzes ou ligar o ar condicionado, ou até mesmo fazer o reconhecimento facial para acionar a abertura de um portão da garagem ou da fechadura de entrada.

O Plano Nacional de Internet das Coisas proporcionará mais inteligência na prestação de serviços públicos e privados capacitação de pessoas, inovação, empreendedorismo, além de colocar o Brasil como desenvolvedor de tecnologias no mercado global. Na saúde, a comunicação entre equipamentos pode melhorar o atendimento médico, as cirurgias e salvar vidas, tanto em locais remotos quanto em grandes centros urbanos. Já a indústria, vive o momento de mais uma revolução com o aperfeiçoamento das tecnologias de mecanização e perfeição de processos produtivos. E o agronegócio prevê grandes avanços na escala e na qualidade de produção mundial de alimentos para acompanhar o aumento populacional.

SERVIÇO

Futurecom 2017

Data: 2 a 5 de outubro de 2017
Horário: 9h às 20h
Abertura: dia 2/10, às 20h
Apresentação do Plano Nacional de IoT: dia 3/10, 9h, auditório Brasil
Local: Transamérica Expo Center - Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387

Informações no site / Programação aqui.

Fonte: Assessoria