A ousadia e a modernidade da LATAM vêm rendendo reconhecimentos mundo afora. Resultado da associação entre LAN e TAM, toda a estratégia de desenvolvimento da nova marca, lançada em maio deste ano, deu origem a diversos elementos, entre eles uma tipografia própria, batizada de LATAM Sans. Desenvolvida pela Interbrand em parceria com o premiado tipógrafo Daniel Sabino, da Blackletra, a fonte recebeu nesta semana o prêmio Red Dot Design Award.
O processo criativo partiu dos conceitos “Da LATAM para o mundo, do mundo para LATAM”, que carrega o compromisso de se apropriar do que é mais inspirador e contemporâneo na América Latina e “Elegante por fora, caloroso por dentro”, que combina o jeito eficiente e atencioso dos colaboradores que fazem parte da companhia. Pensando nisso, Daniel encontrou uma solução tipográfica para deixar a fonte mais cursiva, como se uma pessoa tivesse desenhado com um lápis.
Como ressalta Beto Almeida, diretor da Interbrand Brasil, LATAM Sans é um dos destaques da marca. “O desafio era construir uma família de fontes que transmitisse a personalidade quente e calorosa que é própria da região latino-americana. Por isso, pensamos em um esqueleto mais cursivo. As letras trazem personalidade à marca”, declara.
"Conquistar o Red Dot com a LATAM Sans tem um sabor muito especial, pois sabemos que essa é uma das premiações de design mais importantes do mundo. É uma validação muito grande para esse projeto, que foi feito do zero por uma equipe dedicada e comprometida em chegar a um resultado especial. A LATAM Sans é hoje um importante elemento da marca, e a conquista desse reconhecimento por parte da comunidade internacional de Design nos enche de orgulho, de certeza de um trabalho bem feito e de que a decisão de criar essa família de fontes foi acertada”, comemora Daniel Sabino, Designer de Tipos na Blackletra e criador da LATAM Sans.
O Red Dot Design é um dos mais tradicionais e importantes reconhecimentos da área em todo o mundo, concedido a produtos e projetos que se destacaram significativamente em suas categorias de atuação.
Comentários