Inicia 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos

Abertura aconteceu na manhã deste domingo e reuniu autoridades e empresários de todo o país.











A Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc) retomou a realização do “Eventos Brasil 2014 - Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos”. A 26ª edição começou hoje (07/12), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Na abertura, os organizadores Rodrigo Cordeiro, Oswaldo Barbosa e a presidente da Abeoc Brasil, Anita Pires destacaram que os eventos estão se tornando ponto de encontro entre empresários e profissionais. Os executivos e participantes discutiram e avaliaram o cenário econômico do país; a infraestrutura para eventos; as expectativas para as empresas e o futuro de quem trabalha e atua na área.

Anita Pires destacou o crescimento do setor nos últimos 10 anos e a importância econômica para o desenvolvimento da economia em grandes e pequenas cidades. Segundo elas, as empresas estão mais fortes, existe um elo na cadeia produtiva e o dinamismo da entidade. “A Abeoc está mais forte, temos um selo de qualidade, a auto-regulamentação, uma revista e pesquisa publicada”, ressaltou a dirigente em discurso.

Gerente adjunta do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro Lima enalteceu a gestão de Anita Pires, como uma das entidades mais importantes do nosso país e reforçou o fortalecimento das relações de todas as lideranças no setor de negócios no Brasil. “Estamos em um momento de extrema importância para o segmento, o desafio é dar continuidade com afinco e energia”, disse ela.

Também em discurso na solenidade, o presidente da FBHA e do Conselho de Turismo da CNC ressaltou a existência da portaria que viabiliza o novo conselho de Turismo para o órgão – o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade. Ele representa a junção de três instituições que atuavam até então – a Astur, a Câmara Empresarial de Turismo e o próprio Conselho de Turismo – e promete uma atuação mais efetiva em prol do setor pelo País.

Já o diretor da Embratur, Marco Lomanto, disse que o impacto dos eventos são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. "O segmento MICE hoje é essencial para o crescimento de destinos e de cidade menores", afirmou. Lomanto disse ainda que nos últimos 10 anos, houve um crescimento de 150% cidades que abrigaram eventos de negócios e que o número de localidades participantes saltou de 22 para 55. 

Lançamentos

Ainda no domingo (7), às 16 horas, a Confederação lançou a 22ª edição da revista Turismo em Pauta – Especial sobre eventos, no 2º andar do Centro de Convenções Rebouças. Editada pela Confederação em parceria com a Abeoc, a edição apresenta artigos do secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz; do presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio; da presidente da Abeoc Brasil, Anita Pires; da ex-presidente da Embratur, especialista em turismo, Jeanine Pires; do especialista em desenvolvimento e competitividade no turismo, Luiz Carlos Barboza; do doutor em economia e coordenador do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Osiris Marques, entre outros.