Indústria de games reúne-se para debates e negócios

Até 1º de julho, a sexta edição do Big Festival realizará encontros entre criadores de games e produtores de audiovisual, música, publicidade e do mercado editorial.

Na sexta edição do BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), o mais importante festival de jogos independentes da América Latina, o mercado de games vai se reunir para discutir as tendências deste setor e também para abrir espaço para trocas de informações e negócios entre outras áreas da economia criativa, como música, cinema, TV, mercado editorial e publicidade. Cerca de 300 especialistas da indústria criativa, brasileira e internacional, de games e transmídia, estarão no evento para palestras, workshops, mesas de negócios e pitchings até 1º de julho em São Paulo (Centro Cultural São Paulo) e no Rio de Janeiro (Oi Futuro). O BIG terá um line-up amplo de debates grátis com quase 160 sessões abertas ao público. Confira a programação completa aqui.

“Atualmente, a indústria criativa mundial tem nos games uma das áreas mais dinâmicas, com grande crescimento e desenvolvimento”, afirma Gustavo Steinberg, diretor executivo do BIG. “Para esta sexta edição do festival, os jogos permanecem como foco de nosso trabalho, mas vamos promover negócios com entre outras áreas como música, cinema, TV e realidade virtual”, completa.

Importantes entidades como ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), BM&A (Brasil Música & Artes), Brazil Music Exchange, BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), CBL (Câmara Brasileira do Livro) e SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) participarão de encontros internacionais entre empreendedores dos setores de games, audiovisual (cinema, TV, publicidade, animação), música e mercado editorial.

Como participar

Para participar do BIG, é necessário se cadastrar no site. As palestras são grátis em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, entre 26 e 29 de junho, e no Rio de Janeiro, no Oi Futuro, entre 29 e 30 de junho. As Rodadas de Negócios entre os dias 27 e 29 de junho, em São Paulo, no Tênis Clube Paulista, são pagas e terão a participação de compradores, investidores e coprodutores, totalizando executivos de mais de 400 empresas. Associados das entidades parceiras têm condições especiais para credenciamento.

Convidados para os eventos e encontros sobre economia criativa

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promove os encontros internacionais - voltados para discutir tendências, explorar sinergias e ampliar as oportunidades de negócios em outras áreas da economia criativa - por meio da parceria com a Abragames, em seu Projeto de Exportação Brazilian Game Developers.

O BIG Festival terá especialistas nacionais e internacionais em economia criativa para apresentar exemplos da interação entre o universo dos games e as produções audiovisuais, do mercado editorial, de música etc. O evento valoriza o desenvolvimento das propriedades intelectuais e busca fortalecer projetos em diferentes plataformas.

Já estão confirmadas as presenças dos representantes de eventos internacionais como Stephanie Barish, fundadora e CEO do IndieCade, o principal festival internacional de jogos independentes do mundo, realizado em Los Angeles e em Paris; Benjamin de Wit, fundador do VR Days na Holanda, um evento itinerante de VR internacional, sócio de agências digitais como Spot On Agency, Studio Stomp; Camille Kaiser, coordenadora Geral do Geneva International Film Festival (GIFF), na Suíça, que tem explorado os vínculos entre cinema, televisão e arte digital; John Davis, co-fundador do BitSummit, um dos maiores festivais de jogos indie do Japão; Teddy Florea, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Nordic Game, evento sueco que, desde 2004, colabora para promover financiamento ao desenvolvimento de games; e Thorsten Wiedemann, fundador e presidente do A.Maze, da Alemanha.

Da China, o Festival vai trazer ao Brasil os especialistas Matt Leopold, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Yodo1 Games, companhia fundada em Pequim que trabalha com desenvolvedores de todo o mundo para ajudar seus jogos a serem bem-sucedidos na China; Michael Yang, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Oasis Games, editora de games fundada em Hong Kong, com jogos publicados em mais de 130 países e mais de 200 milhões de jogadores registrados; e Monte Singman, VP de Desenvolvimento de Negócios da Shenzhen iDreamSky Technology, subsidiária da iDreamSky Technology Limited, que desenvolve aplicativos multiplataforma para a indústria global de entretenimento.

Também estão confirmados executivos especialistas de diferentes setores criativos:

MÚSICA

Duncan Smith, Sênior Supervisor de Música da marca Playstation, na Sony Interactive Entertainment Europe Limited; Gavin Johnson, Head of Gaming da gravadora de música canadense Monstercat; Mehdi Benkirane, Cofundador e Diretor de Desenvolvimento de Negócios do F.L.I.P. - Further Leveraging Intellectual Property for the Entertainment Industry, empresa holandesa de serviços de propriedade intelectual; Samantha Schilling Robinson, Diretora de Desenvolvimento Criativo e de Negócios da plataforma SONGTRADR, e Barry Leitch, compositor para o Horizon Chase.

AUDIOVISUAL

Marie-Pierre VALLE, Chefe de Aquisições da produtora e distribuidora francesa Wild Bunch.

ANIMAÇÃO

Frederic Genet da produtora francesa Millimages

E-SPORTS

Noah Whinston, CEO equipe norte-americana de e-sports Immortals
Bill Le Voir-Barry, IBM- Líder Técnico de Watson e Cloud
Arne Peters, Consultor e ex-executivo da ESL, maior empresa da e-sports, fundada na Alemanha

INOVAÇÃO

Jeff Gomez, CEO da produtora norte-americana Starlight Runner, é um dos maiores especialistas do mundo em narrativa transmídia (Avatar, Halo, Coca-Cola). Ele também trabalha na expansão de propriedades de entretenimento, marcas premium e temas sociopolíticos em comunicações multiplataforma de grande sucesso. Seus conhecimentos em propriedades intelectuais também foram aplicados a causas educacionais e geopolíticas com impactos positivos no trabalho de movimentos sociais.

Sessões de debates sobre a integração da indústria de games e os diferentes setores da economia criativa- Entrada franca

Confira os destaques abaixo. A programação completa está no site.

  • Quarta-feira, 27 de junho, das 10h às 11h - stand da APEX-BRASIL na área B2C [CCSP]
Cases de Sucesso (Audiovisual): Space Time
Space Time leva você a alguns dos lugares mais estranhos e mais bonitos do universo para explorar a astrofísica e a natureza da realidade. Veja como o tempo se dobra quando você se aproxima da velocidade da luz, como o espaço flui e se curva, e se aproxima de um buraco negro para descobrir seus mistérios mortais. Matt O'Dowd, apresentador do popular programa da PBS no YouTube Channel Space Time, explora algumas das questões mais fascinantes da astrofísica de uma forma que todos podem entender.
Palestrantes: Andrew Kornhaber (Space Time), Matt O'Dowd (Space Time).
  • Quarta-feira, 27 de junho, das 10h às 11h - sala de ensaios II - lado A [CCSP], das 10h às11h
BIG Áudio: Como o Áudio em Games pode Contar Histórias
Poucas pessoas e nem todos os jogadores se dão conta de que o áudio é um dos elementos mais importantes para contribuir com o storytelling de um jogo. Nesse bate-papo aberto, vamos discutir a respeito de como o trabalho dos profissionais de áudio auxiliam no storytelling dos jogos e aumentam a experiência do jogo como um todo.
Moderador: Antonio Teoli (Teoli Soundworks/Game Audio School)
Participantes:
Fernando Pepe (Sound Designer and Composer)
Tharcisio Vaz (TVAZ / Versa Studios)
Giovane Webster (Aquiris Game Studio)
  • Quarta-feira, 27 de junho, das 10h às 11h - Centro Cultural São Paulo, das 18h às 19h
Aventuras na autopublicação. Música, editorial e games.
A mesa discute os desafios e oportunidades da autopublicação, trazendo a experiência de autores que publicaram, com êxito, conteúdo de forma independente e que hoje estão também presentes no mercado tradicional.
Moderadora: Kátia Abreu (BIG Dia da Música)
Participantes: Rodrigo de Oliveira (Faro Editorial), Thiago Girello (Among Giants) e João Lemos (Molho Negro)
  • Sexta-feira, 29 de junho, às 11 horas - Sala Adoniran Barbosa- Centro Cultural São Paulo
O futuro dos eSports e o Brasil no cenário internacional
Arne Peters (ex-executivo da ESL/ Consultor)
Noah Whinston (equipe Immortals)
Bill Le Voir-Barry (IBM)
  • Sexta-feira, 29 de junho, às 12 horas- Sala Paulo Emílio- Centro Cultural São Paulo
Mesa: Encontro com Festivais
Benjamin de Witt (VR Days)
Camile Kaiser (Genebra)
John Davis (BitSummit)
Teddy Florea (Nordic Games)
Thorsten Wiedemann (A Maze)
Stephanie Barish (IndieCade)
  • Sexta-feira, 29 de junho, às 15 horas- Sala Adoniran Barbosa- Centro Cultural São Paulo
Música: A indústria da música para games: criando produtos globais
Duncan Smith (Playstation)
Gavin Jhonson (Monstercat)
Mehdi Benkirane (FLIP Entertainment)
Samantha Schilling Robinson (SONGTRADR)
  • Sexta-feira, 29 de junho, às 16h30- Sala Adoniran Barbosa- Centro Cultural São Paulo
Música Imersiva: O papel da música na realidade virtual
Mário Di Poi (MAFFIA.io and INPUT | artesonora)
Luis Macedo (Compositor)
Fabio Hofnik (Hyper Immersive)
Fonte: assessoria