A IMA – Incentive Marketing Association, que acaba de oficializar sua chegada ao Brasil, anunciou no último dia 27 a ampliação do seu programa de certificação para profissionais que atuam no mercado de incentivo no Brasil. No próximo dia 7 de dezembro, interessados em obter a certificação internacional IP – Incentive Professional, única do segmento, poderão participar de um curso de especialização que será ministrado na sede da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, em São Paulo.
Os profissionais aprovados serão reconhecidos pela sede da IMA nos Estados Unidos e estarão aptos para o CPIM – Certification for Incentive Professionals, a certificação internacional que reconhece profissionais de Incentivo que demonstram o conhecimento e a liderança essenciais para terem sucesso no setor.
O curso para a obtenção do IP terá quatro módulos, com informações sobre como funcionam os programas de incentivo, fatores motivacionais, o futuro da concepção de programas de incentivo, os 10 passos do planejamento estratégico, detalhes da operação, tecnologia, mensuração e ROI, com destaque para a legislação vigente, entre outros tópicos. Interessados em participar já podem se inscrever, os detalhes estão no site.
De acordo com o VP da IMA Brasil, Cristiano Miano, primeiro CPIM no país, o Brasil já é o mais representativo em profissionais de incentivo certificados internacionalmente depois dos EUA, graças à iniciativa de trazer o primeiro IP para o país em 2018, quando a entidade ainda não atuava oficialmente por aqui.
“O Brasil tem um grande potencial para o crescimento do incentivo. Já temos 50 profissionais brasileiros com a certificação IP e, a partir de 2020, poderemos começar a certificar os CPIMs. Obter uma certificação é sinônimo de segurança para os clientes e garantia de atendimento de qualidade superior para as empresas e, com isto, vamos conseguir dar passos muito importantes no mercado”, afirmou.
A IMA Brasil oficializou sua chegada ao país com um evento que reuniu 135 profissionais de agências, empresas fornecedoras e imprensa. O objetivo da entidade, que já atua nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África, é trazer conteúdo para elevar o mercado a um novo patamar.
“Estamos falando de um mercado há muitos anos totalmente regulamentado nos EUA que, por lá, tem um volume de investimento acima de US$ 120 bilhões, mais de 1,5 milhão de empresas reconhecidas sendo mais de 2,6 mil com faturamento acima de US$ 1 bilhão. No Brasil, estamos num momento de renovação da atividade, a maioria absoluta das empresas brasileiras reconhece a importância das campanhas de incentivo”, informou o presidente da IMA Brasil, Gilmar Pinto Caldeira. “Somos provocadores de sorrisos, lapidadores de diamantes, indutores de experiências”, complementou.
O encontro resgatou os principais marcos do incentivo na história e no Brasil. Levou ainda aos participantes as informações mais atualizadas a respeito da legislação que, recentemente, aprovou o prêmio habitual nas empresas, bem como suas exigências, como a limitação atual para prêmios trimestrais e o pagamento exclusivo a empregados sem a geração de encargos. “São informações importantes que as agências devem alertar a seus clientes”, pontuou o conselheiro da IMA Brasil, Ricardo Albregard, que é advogado e especialista em incentivos. “Vamos continuar fazendo as interlocuções com o governo, temos um trabalho institucional forte, junto com a AMPRO, para conseguir que o mercado caminhe de uma forma tranquila”, afirmou.
A IMA Brasil tem diretoria composta pelo seu presidente convidado, Gilmar Pinto Caldeira, VPs: Cristiano Miano (Grupo Digi) e Martins Vieira Jr. No Conselho, estarão Rose de Paula (Expertise), Luis Ferreira (Groove), Adriane Pereira (MCI), Vinicius Ricarte (Premmiar), Karina Freitas (FanClub), Rodrigo Ceciliano (Digi), Flávio Antunes (Starpremium) e Ricardo Albregard (Rei Albregard).
A IMA – Incentive Marketing Association é uma organização internacional de incentivos e serviços relacionados. Dedica-se a promover altos padrões de profissionalismo no campo de Incentivo e reconhecimento, criando maior conscientização sobre incentivos e ajudando seus membros a prosperar em um ambiente de negócios em mudança, por meio de serviços de educação, treinamento, pesquisa e marketing. Nos EUA, 84% das empresas gastam US$ 120 bilhões anualmente no setor de incentivos, são US$ 36 bilhões gastos em viagens de incentivo e US$ 84 bilhões em pontos-prêmio, mercadorias e cartões-presente para recompensar equipes de vendas, funcionários, parceiros de canal e clientes.
A IMA é líder na Incentive Federation, a organização de relações governamentais do setor. É composta por vários grupos estratégicos da indústria, incluindo o Incentive Gift Card Council (IGCC), a Incentive Manufacturers & Representatives Alliance (IMRA), o Incentive Travel Council (ITC) e os Incentive & Engagement Solution Providers (IESP).
Comentários