Na última sexta-feira (22/09) aconteceu o último dia do ID 360, maior evento de marketing de dados da América Latina, que aconteceu na capital mineira. Os mais de 700 participantes saíram do evento mais entusiasmados com o tema Inteligência Artificial e empolgados com o futuro. A pesquisa apresentada pelo diretor de operações da Opinion Box, Felipe Schepers, revelou que 91% dos entrevistados conhecem o tema e 57% afirmam que o impacto da tecnologia na sociedade é positivo.
Os números foram obtidos após a escuta de mais dois mil internautas de todas as regiões do Brasil e divulgada em 2023. “Nossa pesquisa destaca que 74% das pessoas não tiveram uma experiência negativa com a Inteligência artificial e, se tratando de benefícios, 53% utiliza a ferramenta para lidar com grande volume de dados e informações”, destaca Felipe.
Dentro das empresas, 721 profissionais foram entrevistados e 70% já utilizam ou pretendem utilizar a IA. “Outro dado importante é que 70% dos entrevistados conhecem o Chat GPT. É possível verificar que temos um longo caminho para a utilização mais massiva de ferramentas de IA e, mais do que isso, os profissionais precisam se capacitar”.
Essa afirmativa do diretor de operações da Oppinon Box vai de encontro a outro número importante dado da pesquisa. “Sobre a importância da formação na área, 67% dos participantes concordam que os profissionais que não aprenderem a utilizar a IA podem ficar em desvantagem no mercado de trabalho”.
Google Analytics 4: Atualização de ferramentas para a gestão de dados no marketing
No campo das tecnologias atuais para o marketing de dados, a Líder de Produtos do Google, Vitória Comarin, trouxe informações sobre a nova geração do Google Analytics, o GA4. A plataforma, que coleta dados de aplicativos e sites para gerar relatórios sobre a empresa, está mais assertiva. “A jornada de compra do cliente ficou mais complexa. É preciso respeitar os dados pessoais e reconhecer o ecossistema de publicidade digital. Por isso, o GA4 funciona sem rastreamento de cookies, é consentido e modelado, uma ferramenta preparada para a leitura de mensuração”.
Ela explica que novas métricas são oferecidas com taxas de engajamento, integração de dados online e offline, além de gerar insights automáticos para prever mudanças e tendências. “Quanto mais se conhece da ferramenta, mais assertividade terá na gestão de dados para conversão que objetiva com o seu negócio”.
Um dos painelistas que fecharam a edição do ID 360, o CEO da Agência Lebbe, Fernando Corrêa, chamou a atenção de todos para o poder do uso correto de ferramenta de análise de dados. “Vejo com frequência empresas investindo no marketing digital como se fosse salvar o negócio, mas não têm conhecimento sobre o público-alvo, jornada de compra, comportamento da audiência e até mesmo dos serviços que são oferecidos. A solução está no marketing full service, que trabalha corretamente os dados que são obtidos e constrói um plano de ação”.
Transformação no ID 360 e a próxima edição em 2024
O CEO da Buscar ID, Rodrigo Nascimento, chamou a atenção de todos os participantes do ID 360 para uma reflexão. “Deixo com vocês uma pergunta. Como vocês chegaram e como saíram do evento? Precisamos desmistificar a ideia equivocada de que a IA vai substituir os humanos.O que precisamos é de pessoas capacitadas para manejar a IA assertivamente”.
Ele destacou que o ID 360 tem o intuito de somar na formação dos participantes em relação ao marketing de dados e IA, e informou que a próxima edição do evento já tem data marca. A edição 2024 do ID 360 acontece no mês de setembro do próximo ano, nos dias 19 e 20 de setembro.
Debates do último dia do ID 360
Confira a lista completa de quem enriqueceu a experiência no último dia do ID 360:
Gabriel Lages, com o painel "Como utilizar dados, AI e automações para melhorar a experiência dos clientes".
Lactea e Márcia Macena, com o painel "Desvendando os Bastidores da Parceria entre Marcas e Influenciadores".
Erich Casagrande, com o painel "State of Search 2023 – As mudanças do comportamento de busca no Google".
Denis Braguini e Flávio Monteiro, com o painel "Os desafios do RD Summit e Fire Festival – A estratégia por trás dos grandes eventos".
Caio Moreno, com o painel "O Futuro Híbrido — A revolução da inteligência artificial na vida das pessoas e ecossistemas de negócios".
Felipe Schepers, com o painel "Cenário da Inteligência Artificial no Brasil: Dados e perspectivas sobre IA na visão dos consumidores e das empresas".
Vitória Comarin, com o painel "As capacidades de trabalhar previsões do GA4 – Como será o marketing como Google Analytics 4?".
Mônica Hauck, com o painel "A revolução da gestão das pessoas".
Pedro Filizzola e Fernando Correa, com o painel "Porque as estratégias de marketing não geram resultados?".
Leandro Figueiredo, com o painel "Galoverso – Oportunidades, tendências e competitividade".
Gabriel Costa – Co-Fundador da Merlin, com o painel "Comunidade como alavanca de crescimento".
Denis Braguini e Flávio Monteiro (Diretor de Experience Marketing da Hotmart), com o painel "RD Summit e Fire Festival – Os bastidores do e a estratégia por trás dos grandes eventos".
Mônica Hauck – CEO da Sólides, com o painel "A revolução na gestão de pessoas".
Pedro Gazzola (CO-FOUNDER da Roda Digital) e Flávio Santos (CEO da Mfield), com o painel "Creator Economy – O poder dos influenciadores no meio digital".
Vitória Comarin – Analytics Product Lead da Google, com o painel "As capacidades de trabalhar previsões do GA4 – Como será o marketing como Google Analytics 4?"
Rafael Kiso – CMO da Mlabs, com o painel "Sucesso nas mídias sociais: como usar dados para aumentar seus resultados".
Sobre a Buscar ID
A Buscar ID é uma empresa líder em soluções de marketing por dados, oferecendo serviços e tecnologias inovadoras para impulsionar o sucesso de empresas de diversos setores. Com uma visão voltada para o futuro, a Buscar ID está comprometida em ajudar profissionais e empresas a se destacarem no mercado por meio da aplicação estratégica de dados e tecnologia.
Para saber mais, acesse: www.buscarid.com/

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