A ICH Administração de Hotéis, criadora e proprietária da marca Intercity Hotels, comemora 25 anos de história com um portfólio de 43 hotéis estrategicamente localizados pelo Brasil. São mais de 7 mil quartos, um time de 2,5 mil colaboradores e mais de 3800 investidores hoteleiros. Ao longo de sua trajetória, a empresa consolidou-se como referência no setor, ampliando seu portfólio para as marcas internacionais Yoo2 e Tru by Hilton. Também lançou marcas próprias como a Hi! e Cityhome, para os segmentos econômico e short term rental, respectivamente.
Fundada em 1999, a ICH nasceu como uma empresa de hotéis midscale, urbanos e próprios. As primeiras cidades a receberem unidades, Gravataí (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS), marcaram o início da marca Intercity no pais, focada em atender um público mais corporativo e de negócios. "Nascemos construindo hotéis para dar fundamento a um modelo de hotelaria ainda pouco explorado no Brasil naquela época, criando, com o passar dos anos, uma cultura para gestão, um novo tipo de negócio, criando reputação e segmentação de mercado", explica Alexandre Gehlen, CEO e fundador.
O sucesso da operação inicial levou ICH a colocar sua expertise e pioneirismo à disposição de investidores hoteleiros, que queriam usufruir dos benefícios desse modelo de negócio. Desta forma, em 2003, a empresa começou a administrar hotéis de terceiros. Para Gehlen, essa expansão dos negócios foi a virada de chave da empresa. "Com a entrada na administração de condo-hotéis, tivemos que estruturar todos os processos da empresa, desde prestação de contas até a tomada de decisões junto ao Conselho das unidades. Tivemos transparência nos processos, soubemos usar a tecnologia ao nosso favor e a busca incessante por resultados. Foram vários desafios", conta.
Vinte e cinco anos depois, a ICH segue sendo reconhecida pelo perfil inovador e pioneiro em oferecer redução de custos operacionais ao compartilhar a gestão administrativa e comercial entre todos seus hotéis, próprios e administrados. Além disso, é precursora no desenvolvimento de ferramentas comerciais que aproximam seus clientes e otimizam vendas.
Atualmente, a bandeira Intercity Hotels se posiciona como hotéis urbanos, deixando para trás seu caráter corporativo e abraçando um perfil transversal onde bleisure, lazer e negócios convivem em harmonia. "Hoje os hotéis Intercity recebem as famílias e os executivos brasileiros, seja qual for suas necessidades: trabalho, show, evento ou férias. Fizemos mudanças cianificativas para atender esta gama, tanto em estrutura quanto em serviços. Ofereceme: desde o kids club ao espaço privativo para uma rápida reunião. O mundo mudou e nós também", afirma o CEO.
Parcerias com redes internacionais
A expertise da ICH vai além. No ano de 2014, a empresa abriu o portfólio, ampliou a capilaridade, e conquistou mais um importante mercado, o das marcas internacionais. "Foi uma combinação entre as empresas estrangeiras que buscavam operadores locais e a nossa vontade de atuar em outros segmentos", completa o executivo.
Foi com esse pensamento que nasceu a parceria exclusiva com Yoo2, hotel design, criada pelo escritório londrino que tem como sócios Philippe Starck e John Hitchcox. A bandeira trouxe uma atmosfera vibrante e de lifestyle ao Brasil. O Yoo2 desembarcou em 2016 no Rio de Janeiro, na praia de Botafogo, em frente a um dos cartões-postais mais lindos da Cidade Maravilhosa: o Pão de Açúcar.
Em 2022, foi a vez da Hilton, com a qual a ICH iniciou a operação da bandeira econômica Tru by Hilton. Desenvolvida desde o início com base no feedback de consumidores e proprietários, a marca foi projetada para atrair viajantes de todas as gerações, proporcionando aos hóspedes uma experiência consistente e divertida. A primeira unidade foi inaugurada em Criciúma (SC). Atualmente, há previsão de mais quatro inaugurações nas cidades de Chapecó (SC), São Paulo (SP), Marechal Rondon (PR) e Teresina (PI).
Grandes projetos anunciados e próximas inaugurações
Como uma empresa em constante movimento, a ICH ainda tem grandes projetos a serem concretizados em um futuro bem próximo. Um deles é o hotel que está sendo construído dentro do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A partir de 2026, os viajantes que embarcarem e desembarcarem no maior aeroporto do país terão a comodidade de se hospedar em um hotel com gestão da ICH.
Recentemente, a empresa confirmou a entrada, juntamente com a CFL Incorporadora, em dois projetos hoteleiros que serão construídos em Porto Alegre (RS), o NL2800/Estância, e na Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), o Oceana. A parceria faz parte de um planejamento da ICH de diversificar sua atuação no segmento de luxo, ainda sem definição se será através de uma marca própria ou mais uma parceria com alguma bandeira internacional. Além de administrar a gestão dos empreendimentos no que tange os serviços de hospitalidade, distribuição e vendas, a ICH Administração de Hotéis também anunciou a sociedade no patrimônio juntamente com a CFL. Além disto, a ICH tem previsto a inauguração de um hotel com Bandeira Intercity na cidade de Cascavei (PR).
Mais inovação pela frente
Quem pensa que hotel é tudo igual, vai se surpreender com os novos empreendimentos da ICH. Hotéis da marca Intercity já reformados, como é o caso do Intercity Aeroporto Porto Alegre, estão trazendo um novo conceito para suas áreas comuns, especialmente os lobbies dos empreendimentos, onde o bleisure já é mais que uma realidade. "A recepção será onde tudo acontece, onde as pessoas se encontram, onde a tecnologia aprimorará a experiência do cliente e, principalmente, a comodidade e o conforto se encontrarão para tornar a vida do hóspede mais leve", destaca Gehlen.
Os lobbies dos novos modelos de hotéis também se caracterizam pela oferta de tecnologia. Como exemplo, totens de self check-in e de autoatendimento nos restaurantes, bares e cafeterias já estão em testes, proporcionando mais comodidade e agilidade para os hóspedes.
Com hotéis pensados para quem não tem tempo a perder, a empresa também desenvolveu o aplicativo Orange, plataforma criada para abarcar todas as necessidades dos clientes, como realização de check-in, check-out e pagamentos de consumo. O aplicativo faz parte de um projeto maior chamado de Clube Orange, programa de benefícios para quem realiza as reservas diretamente pelo site ou aplicativo da empresa. Garantia de menor preço, promoções exclusivas, early check-in, late check-out, upgrades de categoria e mimos especiais são algumas das vantagens. Ainda este ano, a ICH oferecerá cashback para todos os membros do clube.
Seguindo a ideia de oferecer mais praticidade durante a hospedagem, a empresa também disponibiliza a Orange to Go, uma loja de conveniência de autoatendimento que oferece opções diversificadas de lanches, bebidas e itens essenciais para suprir qualquer necessidade de forma rápida.
Eventos comemorativos e ações ESG
Para comemorar oficialmente os 25 anos de conquistas, a ICH realizará três eventos especiais que acontecerão no primeiro semestre nas cidades de São Paulo e Porto Alegre, reunindo clientes, parceiros comerciais, imprensa e influenciadores digitais.
Além dos eventos, a ICH fará promoções mensais oferecendo 25% de desconto em hospedagens, todo dia 25 do mês. Será um ano cheio de oportunidades para quem souber se planejar e quer economizar na viagem dos sonhos. A promoção tem relação com a campanha institucional 'Faz bem viajar', cuja intenção é instigar as pessoas a viajarem e descobrirem novos destinos.
Comprometida com a implementação de práticas ESG em suas operações, a ICH tem trabalhado constantemente para se tornar uma rede sustentável e cada vez mais envolvida em questões sociais. E como parte das ações comemorativas dos 25 anos, realizará o 'Dia D' de doações de sementes e mudas de árvores para serem plantadas nas cidades onde a empresa tem hotéis. Outra ação é a implantação do 'Troco Amigo', onde os hóspedes poderão fazer doações espontâneas para o instituto Ascendendo Mentes, a 1ª ONG acelerada da Gerando Falões em Porto Alegre, que atua com jovens de comunidades em vulnerabilidade social.
Atém disso, a empresa, em parceria com o Instituto Ascendendo Mentes, levará crianças para ume viagem encantadora na Serra Gaúcha. "Proporcionar uma experiência deste nível para essas crianças encherá nossos corações e marcará definitivamente a vida dos pequenos", ressalta Gehlen.
A ICH também é uma empresa que promove a diversidade e inclusão em seu quadro de colaboradores. De acordo com o CEO, "hoje, 58,8% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres, o que nos deixa bastante felizes. Mas a diversidade vai muito além das gerências, por isso, sempre encorajamos a contratação de pessoas de diferentes raças e gêneros em todas as nossas áreas, desde o corporativo às unidades hoteleiras, gerando maior impacto positivo na sociedade como um todo", finaliza Gehlen.
Comentários