A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que assinou um acordo com a CFM International (CFM) que levará ao aumento da concorrência no mercado de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) em motores fabricados pela CFM, uma parceria entre a GE e a Safran Aircraft Engines.
“As companhias aéreas gastam uma quantidade enorme de dinheiro na manutenção e reparo de aeronaves e motores para garantir que estejamos sempre operando com os mais altos níveis de segurança e confiabilidade. Este acordo com o CFM levará ao aumento da concorrência entre os fornecedores de peças e serviços relacionados ao serviço de motores CFM. Esperamos que o aumento da concorrência reduza os custos operacionais das companhias aéreas e as ajude a continuar voando a um preço acessível. E esperamos que este acordo seja um exemplo a ser seguido por outros fabricantes”, disse Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA.
A partir do acordo, o CFM adotou um conjunto de “Políticas de Conduta” que aumentará as oportunidades disponíveis para fornecedores terceirizados de peças de motores e serviços de MRO no CFM56 e nos novos motores da série LEAP. Entre os muitos elementos do acordo, o CFM concordou em:
• Licenciar seu Manual de Oficina de Motores para uma instalação de MRO, mesmo que utilize peças não CFM
• Permitir a utilização de peças ou reparações não CFM por qualquer licenciado do Manual do CFM Engine Shop
• Honrar a cobertura da garantia dos componentes e reparos do CFM em um motor CFM, mesmo quando o motor não contém peças ou reparos não CFM
• Conceder às companhias aéreas e instalações de revisão de terceiros o direito de usar o Manual do CFM Engine Shop sem cobrar
• Vender peças CFM e executar todos os reparos de peças mesmo quando peças ou reparos não CFM estiverem presentes no motor
O acordo inclui disposições específicas que garantem a implementação dos compromissos do CFM em relação aos motores da série CFM56, que alimentam cerca de 13.400 aeronaves de corredor único hoje em operação. A CFM comprometeu-se, no entanto, a aplicar o acordo a todos os motores comerciais produzidos pela empresa, incluindo motores da sua nova série LEAP. A GE, além disso, concordou em aplicar as Políticas de Conduta a outros motores de aeronaves comerciais que produz por si só.
Entre os beneficiários do acordo incluem-se a IATA, os clientes de linhas aéreas da CFM, os locadores de aeronaves, as instalações de MRO de terceiros e os fabricantes de peças.
Com base no acordo, a IATA retirou uma queixa formal apresentada à Direção da Concorrência da Comissão Europeia em março de 2016.
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