Hoteleiros pedem apoio em pautas do setor para o Congresso Nacional

Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil entrega ao ministro do Turismo documento com pleitos do segmento para cumprir as metas de crescimento do país Por André Martins

Ministro Henrique Alves (esq.) discute medidas com hoteleiros para ampliação do segmento
Representantes do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apresentaram ao ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, nesta terça-feira (11), o documento Agenda de Competitividade das Redes Hoteleiras do Brasil. O texto reúne medidas para garantir o cumprimento das metas de crescimento do segmento, com destaque para a regulamentação de empregos de curta duração, de gorjetas a trabalhadores, da cobrança de direitos autorais nos empreendimentos e a desoneração da folha de pagamento.

Manuel Gama, presidente do FOHB, disse que os pleitos podem ajudar a garantir a solidez do ramo, essencial para o desenvolvimento da atividade turística. "Os custos da hotelaria estão aumentando, e as receitas, caindo", afirmou.

O ministro citou avanços quanto à flexibilização da exigência de visto a estrangeiros, outra reivindicação do FOHB. Ele lembrou que negocia a medida junto ao governo, em caráter experimental, para beneficiar norte-americanos no Ano Olímpico, a fim de reforçar a chegada de estrangeiros durante os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Henrique Eduardo Alves se comprometeu a apresentar reivindicações dos hoteleiros à equipe econômica, a fim de assegurar que a hotelaria - e consequentemente o turismo - possam ajudar a fazer frente aos desafios atuais do país. “O turismo pode abrir um espaço enorme para o crescimento econômico - é hora de se incentivar a hotelaria”, defendeu Alves.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho da Rede Plaza de Hotéis, Roberto Rotter; o vice-presidente de Estudos & Tendências da Rede de Hotéis AccorHotels, Patrick Mendes; o conselheiro da Rede de Hotéis Intercity, Alexandre Gehlen; o conselheiro da Rede de Hotéis Deville, Jayme Canet Neto, entre outros.