No último dia 3 de abril, o mercado recebeu a informação de que uma das principais reivindicações da hotelaria brasileira, foi atendida: o Governo Federal anunciou o plano "Brasil Maior" e nele esta contida a desoneração da folha de pagamento, com o INSS passando a vigorar em 2% do faturamento.
Grande parte da hotelaria (72%) é de pequeno porte, e portanto, contemplada com o simples. A outra grande parcela será beneficiada por esta medida.
O anúncio foi feito pelo presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi, que comemorou a notícia. "Esta é uma de nossas reivindicações mais antigas, que constava inclusive da carta de Salvador", disse.
De acordo com Fermi, a conquista é fruto da união da ABIH, FBHA, FOHB e RESORTS BRASIL, entidades representativas do setor hoteleiro nacional. "Temos atuado sempre juntos e vamos continuar em busca de outras conquistas", afirma Fermi.
O presidente da ABIH fez um agradecimento especial ao secretario geral do Ministério do Turismo, Valdir Simão, e ao secretario de políticas econômicas do Ministério da Fazenda, Marcio Brito. "Sem a determinação deles em seguir a orientação dos seus ministros e da presidenta Dilma, motivando suas equipes e trabalhando incansavelmente nestes últimos trinta dias, não teríamos conseguido incluir o beneficio neste plano e correríamos o risco de perder o momento adequado", declarou.
Comentários