Hotel de Gramado promove a educação e cultura

Bangalôs da Serra preza pela sustentabilidade.
Projeto Conhecendo e Entendendo a Hotelaria teve sua sexta edição




Duas ações especiais focadas no desenvolvimento da comunidade foram comemoradas nesta terça-feira 02 de setembro no Hotel Bangalôs da Serra de Gramado: o encerramento do Projeto Conhecendo e Entendendo a Hotelaria na sua sexta edição e o Lançamento do Espaço do Artesanato Gramadense. Em parceria com a Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho, o projeto Conhecendo e Entendendo a Hotelaria tem como objetivos principais fazer com que os adolescentes conheçam a rotina diária de um hotel e consigam entender o papel deles como futuros empreendedores ou trabalhadores deste setor, que mais emprega e movimenta a economia de Gramado.

Em 2014, fizeram parte da iniciativa 16 adolescentes de 14 a 17 anos do nono ano do ensino fundamental. Desde 2009, 6 turmas no total de 120 estudantes já participaram do projeto, o qual tem duração de três meses. Sua história inicia em meados de 2005 quando os alunos das séries iniciais vinham conhecer o hotel e fazer algumas atividades lúdicas. “Em 2006 fiz estágio na escola, e a partir deste momento os laços se fortaleceram e os adolescentes começaram a questionar a direção que também queriam vir até o hotel”, conta Marilu Kern, sócia-gerente do Hotel e idealizadora da iniciativa.

Os alunos assistiram aulas teóricas, experiências práticas na cozinha, fizeram e serviram seu próprio almoço e café da manhã, arrumaram as camas e visualisaram como utilizar o software de Gestão de Hotéis NewHotel. Também participaram em palestras sobre mídias sociais, empreendedorismo, educação ambiental, música, preservação do meio ambiente, captação de eventos, preservação da cultura local, e pesquisas sobre a hotelaria e gastronomia de Gramado. Nos 3 meses de projeto a Sustentabilidade foi o foco de todas as ações.

Arte local para o mundo

O projeto com os artesãos gramadenses surgiu da solicitação dos turistas na busca do artesanato de Gramado algo diferenciado, que pudessem levar para suas casas não somente objetos, mas algo ligado à cultura local. “Para nós é motivo de orgulho termos 8 artistas locais participando do nosso espaço, divulgando a cultura local de uma forma única, criativa e sensível”, comenta Kern.

Enquanto o site oficial do Bangalôs da Serra divulga categorias, fotos e descrições das criações, o Espaço físico está localizado na entrada do Hotel. O hóspede pode apreciar, perguntar e comprar diretamente na Recepção. O dinheiro arrecadado vai integralmente para os artistas e artesãos. “Esta iniciativa sem fins lucrativos é mais uma expressão da política de sustentabilidade que envolve nosso empreendimento turístico e nossa filosofia de vida”, afirma Kern.

O evento foi prestigiado pela participação do Vice-Prefeito Luia Barbacovi, da Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk; o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ilton Gomes; o as Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria de Educação Jurema Cicarolli e Dirce Bérgamo; Diretora da Escola Sra. Ticiana Haas, professores, estudantes da Escola Henrique Bertoluci Sobrinho a Responsável do Posto de Atendimento do SEBRAE de Gramado, Luciane Moura, e Representantes da ABRASEL do DISPLAYCARD, Visão Agência de desenvolvimento de Gramado, Convention & Vistours Bureau, e Gustavo Trindade do ALI, Agente Local de Desenvolvimento do SEBRAE.

Fonte: Assessoria de imprensa