Hotel Tec: Abaga traz para feira concurso Talentos Gastronômicos

A Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA) promoverá, durante os três dias da Hotel Tec 2009, o concurso Talentos Gastronômicos. O evento é uma grande oportunidade para que jovens talentos da gastronomia, assim como profissionais já atuantes no segmento, possam mostrar suas qualidades em diferentes especialidades.

Ao longo do evento serão realizadas competições em três categorias: Faculdades de Gastronomia,Profissionais Confeitaria e Profissionais Cozinha Quente. As inscrições são gratuitas e o júri será composto por chefes renomados e especialistas em gastronomia, como os chefs Marcelo Pinheiro, Jorge Monti, João Leme, Christian Formon, Sauro Scarabotta e Alain Uzan.

De acordo com Marcelo Pinheiro, diretor de concursos da ABAGA e chefe executivo do hotel InterContinental São Paulo, o Talentos Gastronômicos era o concurso que faltava no Brasil."Concursos gastronômicos são muito comuns em países considerados de primeiro mundo, mas poucos profissionais no Brasil conhecem esta cultura e muito pouco se pratica por falta de opções. Com o ‘Talentos Gastronômicos,a ABAGA pretende iniciar uma nova fase de concursos no Brasil com o objetivo de valorizar o profissional de cozinha, que terá o trabalho visto por uma grande platéia e julgado por renomados profissionais",avalia Pinheiro.

O Concurso Profissional é destinado aos profissionais com experiência mínima comprovada de quatro anos e será dividido em: Profissionais Confeitaria e Profissionais Cozinha Quente, com entrada e prato principal.No Profissionais Confeitaria, o chef deverá preparar um bolo de chocolate com dois recheios e uma sobremesa típica empratada. Já no Profissionais Cozinha Quente, o concurso pede uma entrada fria ou quente e um prato principal.

O Talentos Gastronômicos abre espaço também para os jovens chefs, com o concurso Faculdade de Gastronomia,voltado a estudantes de faculdades de gastronomia do terceiro ou quarto semestre.

Os participantes dos concursos terão quatro horas para desenvolver os pratos, que serão avaliados pelo júri e emitidos em uma pontuação máxima por prato de 100 pontos, assim distribuídos:50% sabor em conjunto, 15% técnica,15% guarnições, 5% apresentação, 5% criatividade,5% aproveitamento da matéria-prima e 5% higiene. Serão excluídas uma nota mais alta e uma nota mais baixa, fazendo uma média com as restantes. Os prêmios terão o critério de pontuação total de entrada, mais pontuação do prato principal de cada participante.

Haverá premiação para os três primeiros colocados, como um curso de especialização, troféu, certificado, medalha e alguns brindes. Serão premiados também a melhor entrada, melhor prato principal e o melhor ajudante, este, somente nas categorias profissionais, tendo até 22 anos de idade.

Serviço
www.hoteltec.com.br
www.abaga.com.br

(JA)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.