Grupo Rio Quente é destaque por seus cuidados ambientais

Guia Exame de Sustentabilidade é o mais abrangente do País em avaliar práticas sustentáveis
Cristiana Heluy de Castro, Jean Borges, Ronaldo Pacheco, Neide Tavares e Marina Pires

O Grupo Rio Quente foi apontado pelo terceiro ano consecutivo como A Mais Sustentável no Setor de Hotelaria (2014, 2015 e 2016) por suas práticas com o meio ambiente, segundo a premiação Guia Exame de Sustentabilidade. As selecionadas passam por uma criteriosa análise de itens como constantes investimentos e ações socioambientais de conservação dos recursos naturais. A empresa já esteve em posição de destaque no mesmo Guia, em 2013.

A natureza é um dos principais valores da empresa, que tem a sustentabilidade como um de seus pilares de gestão estratégica. O Rio Quente Resorts, principal marca do Grupo, foi o primeiro resort brasileiro a obter a certificação ISO 14.001, que reconhece as organizações preocupadas com a gestão de impactos ambientais. A atuação da companhia neste sentido abrange desde o monitoramento e tratamento com a água que circula dentro do Rio Quente Resorts, até ações de educação ambiental e integração com a comunidade em seu entorno.

“A preservação ambiental é nossa obrigação não só como pessoa, mas como empresa, faz parte da história do Grupo Rio Quente, pois nossa essência é a natureza. A sustentabilidade está incorporada através dos nossos objetivos e atinge a companhia em todas as dimensões”, diz o diretor executivo do Grupo Rio Quente, Ronaldo Pacheco. “Receber esse prêmio novamente em 2016 mostra que estamos consistentes em nossos propósitos, e seguimos colocando a sustentabilidade como uma de nossas principais preocupações”, completa.

O Grupo ainda tem projetos de implementação de novas tecnologias de redução das emissões atmosféricas, projetos de eficiência energética, reflorestamento das margens do Rio Quente, entre outros, fortalecendo o comprometimento constante com o desenvolvimento sustentável da empresa.

O Guia Exame de Sustentabilidade foi criado no ano 2000 pela revista Exame, uma das maiores publicações de negócios do Brasil, para destacar as melhores práticas de responsabilidade corporativa do País. A metodologia de avaliação é elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), instituição modelo no tema.