Oito meses depois após o início das obras, o Parque Barigui ganha, nesta quinta-feira (21), o novo Centro de Eventos. O espaço Expo Renault Barigui, que integra as obras derevitalização do parque, tem 5 mil metros quadrados de área e capacidade para 5 mil pessoas sentadas.
Além do novo Centro de Eventos, o novo Barigui inclui nova pista de corridas com 5,5 quilômetros de extensão, uma passarela subterrânea por baixo da Cândido Hartmann, unindo as duas partes do parque, nova ciclovia, sinalização e obras viárias.
O parque mais visitado de Curitiba é renovado neste ano com um grande centro de eventos e novas pistas para o lazer do curitibano. Ganha a cidade e a sua população, afirma oprefeito Luciano Ducci.
O investimento neste pacote de obras é de R$ 28 milhões, feito pelo Consórcio Positivo/J. Malucelli, vencedor da licitação para construção e exploração do novo espaço de eventos.
Este é o segundo empreendimento voltado para o segmento de feiras e eventos do Grupo Positivo na região de Curitiba. O primeiro, inaugurado a mais de cinco em São José dos Pinhais, é o Expo Unimed.
O contrato de concessão onerosa do Barigui é de 25 anos. A revitalização do maior parque da cidade também garantirá, além do benefício à população com a entrega da obra, o repasse aos cofres públicos de 5% da receita bruta dos eventos que lá serão realizados, além do ISSque incide sobre os serviços de eventos.
Jardim vertical O Centro de Eventos Expo Renault Barigui terá um imenso jardim vertical, com mais de 5 mil metros quadrados, que irá revestir toda a área externa do prédio, num projeto inédito em Curitiba. Além dos quatro jardins que estão nas fachadas, as duas paredes laterais serão revestidas pela espécie trepadeira Jasmim dos Poetas.
No total serão mais de 15 mil plantas, conta a paisagista Rosângela Ciafrino Sabbag. Ela explica que o Jasmim dos Poetas, que cobrirá os mais de 12 metros de altura e toda a extensão das paredes laterais, é uma flor branca e muito perfumada, o que irá ajudar no equilíbrio do ecossistema, melhorar a temperatura interna e a acústica, além de deixar o prédio muito mais bonito.
A previsão é de que as paredes laterais estejam totalmente cobertas de vegetação num prazo de dois anos. Além de estar totalmente envolto em área verde, o empreendimento conta ainda com outras características sustentáveis como aproveitamento da água da chuva, pontos de ventilação e iluminação natural para diminuir o consumo de energia.
É uma obra que se integra às características do parque, destaca a supervisora de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Célia Bim.
A área construída do Centro de Eventos não tem uma única pilastra, o que garante aproveitamento total do espaço. Há ainda mais 2,5 mil metros quadrados, destinados às áreas complementares sanitários, camarins, cozinhas, despensas e outros.
Energia renovável – O Centro de Eventos Expo Renault Barigui terá visão para o lago e permitirá a quem está no parque também ver o lado de dentro. A água da chuva será reaproveitada e, apesar de ter uma área para abrigar até cinco mil pessoas ao mesmo tempo, não haverá utilização de aparelhos de ar condicionado em função da existência de um sistema de ventilação natural, além de contar com aproveitamento da iluminação natural para garantir menor consumo de energia.
O centro de eventos do novo Barigui também levará em conta a própria programação do parque por onde passam em torno de 120 mil pessoas por fim de semana. O espaço foi construído no lugar do antigo pavilhão, que funcionou no local desde 1975, mas já não atendia a demanda da cidade por grandes eventos. O Centro de Eventos Expo Renault Barigui é inaugurado com agenda cheia. Já existem 12 eventos marcados para 2012 e 22 para 2013.
Comentários