Com resultados expressivos e superação de expectativas, o Grupo Pestana comemora dez anos na América do Sul. Em 8 de outubro de 1999, o grupo português chegava em território brasileiro com a aquisição do Pestana Rio Atlantica, no Rio de Janeiro. Desde então, não parou de crescer e a meta, que era ter 10 hotéis em 10 anos, foi superada. Hoje são 11 unidades distribuídas no Rio de Janeiro (2), São Paulo, Paraná, Bahia (3), Maranhão, Rio Grande do Norte, Argentina (Buenos Aires) e Caracas (Venezuela).
As comemorações começaram em março com a 15ª Reunião Anual de Pestana Turismo, em Natal, encontro que pela segunda vez ocorreu no Brasil. O evento, realizado de 27 a 31 de março, reuniu os principais executivos de todas as empresas da divisão de turismo do Grupo Pestana de todo o mundo - hotelaria, cia. vôos chartes, agências de viagens, operadoras turísticas, cassinos, golfe, timesharing e imobiliária turística.
Outro ponto forte desta grande celebração foi a inauguração do Pestana Bahia Lodge, que marca a chegada do grupo português ao mercado de segunda residência no Brasil. O Pestana Bahia Lodge, anexo ao tradicional Pestana Bahia, tem garantias inéditas ao investidor do mercado imobiliário, como 50% da receita de hospedagem ou retorno de no mínimo 30% do investimento em 5 anos. O proprietário ainda pode usufruir três semanas em qualquer hotel da rede e aproveitar toda a infra-estrutura do Pestana Bahia.
“São 10 anos de sucesso. A história Pestana se mescla com a história dos brasileiros. O Brasil e a América do Sul são regiões muito importantes para o grupo, que possui perfil investidor e patrimonialista. Estamos sempre atentos às boas oportunidades que os locais oferecem”, observa Roberto Rotter, diretor-presidente do Comitê Executivo de Gestão do Grupo Pestana na América do Sul.
Além da inauguração do hotel e da data memorável, o grupo ainda pode comemorar o crescimento apresentado no primeiro quadrimestre deste ano. A participação do continente sul-americano já corresponde a quase 35% das operações mundiais da hotelaria de Pestana Turismo. O faturamento cresceu 40% em comparação com 2008 e 6,2% com relação ao orçamento previsto deste ano, isto em grande parte devido a abertura do Pestana Caracas em abril de 2008. As taxas de ocupação tiveram um leve declive de cinco pontos percentuais, porém, as diárias médias alcançaram 46% de crescimento. O lucro operacional bruto (GOP - gross operating profit) foi 16% superior ao previsto. Segundo Luigi Valle, Vice-Presidente Mundial do Grupo Pestana e Presidente do Conselho de Administração da América do Sul, o forte trabalho comercial e de promoção, a desvalorização cambial e o aquecimento do mercado interno foram os alicerces destes resultados importantes.
Novidades
No segundo semestre, começam as obras em Miami da primeira unidade Pestana nos Estados Unidos. Além do continente americano, o Pestana tem planos de expansão européia: com a abertura no segundo semestre deste ano do Pestana Chelsea Bridge, em Londres, que marcará a chegada do Grupo a Inglaterra e também o Pestana Berlim - um projeto de 25 milhões de Euros, com início das obras previsto para o segundo semestre e abertura no primeiro semestre de 2011. A América do Sul também está nos planos – Chile e Uruguai são os próximos destinos.
Nos últimos três anos, seja na construção e aquisição de novas unidades, na remodelação total de hotéis e de algumas das principais Pousadas de Portugal, como também no conceito animação e jogo do Cassino da Madeira, o Grupo Pestana investiu próximo de R$ 900 milhões.
Comentários