Grupo Globo, Magazine Luiza, Microsoft e MetLife serão algumas marcas apoiadoras do Autismo Tech 2022

Organizado pela aTip, evento contará com o apoio de grandes marcas e terá como tema principal empregabilidade da comunidade autista através da tecnologia
Autismo Tech

A quarta edição do Autismo Tech, movimento/hackathon organizado pela aTip, já tem data para acontecer. Entre os dias 14 e 24 de setembro, empresas apoiadoras e convidados se reúnem, de forma online, em prol do desenvolvimento de projetos inovadores para a empregabilidade e o protagonismo da comunidade autista por meio da tecnologia.

Nosso grande objetivo é ampliar a conexão entre marcas empregadoras e profissionais autistas, criando um elo genuíno. Em edições anteriores, tivemos cases de contratação e esperamos repetir essas conquistas em 2022”, conta Caio Bogos, CEO da aTip.

O Autismo Tech é um movimento que surgiu em 2018, através de uma iniciativa do Centro Universitário FIAP, com o principal objetivo de incentivar a criação de ideias inovadoras para pessoas autistas. Foi assim que nasceu a aTip, que, a partir de 2020, tornou-se uma das empresas organizadoras do projeto.

Na última edição, em 2021, o hackathon contou com 130 participantes de 14 estados brasileiros, sendo 49% dessas pessoas autistas. Ao todo, foram distribuídos mais de R$ 20 mil reais em prêmios com o apoio de mais de 20 empresas patrocinadoras.

É excelente testemunhar a evolução e o crescimento do Autismo Tech ao longo dos anos. Atualmente, o evento já está no calendário de diversas empresas. Com isso, conseguimos gerar um impacto genuíno na comunidade autista, seja através da empregabilidade direta ou por meio da criação de projetos inovadores”, completa Caio.

Agora, o desafio torna-se ainda maior, visto que a causa ganha cada vez mais relevância. O autismo é uma condição de neurofuncionamento atípico que pode afetar a interação, comunicação e interesses das pessoas. Somente no Brasil, dois milhões de pessoas estão dentro do espectro, sendo que 85% estão fora do mercado de trabalho.

Realizaremos um hackathon com foco no desenvolvimento de soluções para a comunidade autista, com o recorte da empregabilidade. Portanto, teremos palestras sobre negócios, desenvolvimento e prototipação. Além disso, aumentamos a premiação total para R$ 25 mil e transmitiremos a final ao vivo pela internet”, diz o CEO.

As inscrições para o evento estarão abertas, de forma gratuita, a partir do dia 18/07 no site autismotech.com. Entre as empresas confirmadas, estão: MetLife, Zup, Magazine Luiza, EY, Goldman Sachs, Microsoft e Everymind. Mas a ideia é agregar outras empresas

Sobre a aTip:

A aTip é uma startup que atua no elo entre profissionais autistas e empresas, a fim de garantir a inclusão, inovação e acolhimento, trabalhando para trazer novas perspectivas e conhecimento às pessoas neuroatípicas e às instituições que apoiam este processo.