Gramado, na serra gaúcha, nunca para. Após o término das festividades do Natal Luz, vem aí mais atrações que prometem movimentar a cidade. De 8 a 12 de fevereiro acontece a 17° edição do Gramado Fantasia, considerado um dos maiores carnavais de salão do mundo. O ExpoGramado, o Clube Minuano e a Sociedade Recreio Gramadense entram no clima e agitam milhares de foliões.
O evento, promovido e realizado pela Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a ABCG – Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado, conta neste ano com várias novidades, entre elas o “Grito de Carnaval”, no Clube Minuano, que substituirá uma das Muambas (festas que antecipam o carnaval).
Constam da programação três bailes adultos no Expogramado (sexta, domingo e terça), uma na Recreio Gramadense (sábado) e uma no Clube Minuano (segunda). Mais de uma banda animará as noites de folia: no Expogramado será a banda Matusa, de Santa Catarina, e nos clubes será a Banda Show; na última noite terá o show do Grupo Samprazer, no ExpoGramado.
Além disto, neste ano o Gramado Fantasia contará com seis e não mais sete blocos carnavalescos. Entre os destaques para esta edição está o Carnaval Solidário, baseado em uma apresentação fora da cidade e outra vinda de outro município. Neste dia a comunidade estará convidada a uma ação solidária, através da doação de 1kg de alimento não-perecível, que será arrecadado na Rua Coberta.
“Mais um Gramado Fantasia se aproxima e os foliões gramadenses aguardam ansiosamente pelos dias de festa. Tudo está sendo preparado para que este seja um grande evento, reunindo comunidade e visitantes, que buscam momentos agitados em meio à tranquilidade da Serra Gaúcha. Neste ano, o ExpoGramado sediará três noites de festa",frisa o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Nos blocos carnavalescos destacam-se o Quereu-Bebeu com “Quereu-Bebeu no País das Maravilhas”; o 100 Juízo com “100 Juízo no Cangaço - A História de Lampião e Maria Bonita”; o Diz meu Cafezinho, com “Kikito - o Deus do Bom Humor”; o Velhinhos Transviados com “Carnaval em Veneza”, o Quis um Gole com “35 anos com a Bola Toda” e Sopranóis com “Um gambazinho debutando alegria em Gramado”.
Festa da Colônia
Já a Comissão Organizadora da 23ª Festa da Colônia, realizada de 11 a 28 de abril, está acelerando os preparativos para o evento. A Presidente da Comissão e Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, o 1º Vice-Presidente Remi Arnold e o 2º Vice, João Carlos Adam lideram os preparativos que este ano apresenta novidades na organização.
Pela primeira vez os agricultores fazem parte da comissão organizadora. “Queremos valorizar cada vez mais nossos colonos que fazem esta grande festa”, afirmou a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk. O tema central da festa será os “100 anos de Gramado”. Um evento para encontrar as maravilhas das colônias e a força da imigração alemã, italiana e portuguesa.
Desfile de carretas, apresentações de bandinhas e grupos de dança, exposição de produtos artesanais e a degustação de farta gastronomia típica fazem parte dos 18 dias do evento. O novo formato do local da festa, que passou a ser realizada na ExpoGramado desde 2011, foi totalmente aprovado pelo público.
Comentários