Governo gaúcho e prefeitura apresentam Porto Alegre para a imprensa

A explanação para profissionais da imprensa nacional e internacional integrou o FIFA Media Day (Dia da Midia).
Atrativos do RS foram destacados no encontro



A coordenadora de comunicação do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa) Martha Voigt e a coordenadora de comunicacao da prefeitura de Porto Alegre Aline Kusiak apresentaram, na tarde dessa quarta-feira (04) na Costa do Sauípe, os diversos atrativos do Rio Grande do Sul e da cidade-sede da Copa 2014 Porto Alegre. A explanação para profissionais da imprensa nacional e internacional integrou o FIFA Media Day (Dia da Midia), que compoem a programação de eventos anteriores ao Sorteio Final da Copa 2014 que acontece na sexta-feira (06).

Localizada no extremo sul do país, Porto Alegre receberá cinco jogos durante a Copa de 2014, sendo quatro na primeira fase e um nas oitavas-de-final. Como destaque do nosso Estado, está a diversidade de etnias e do clima, além de ser a porta de entrada de visitantes do Mercosul por possuir fronteira com os paises como Uruguai e a Argentina. No futebol, além de possuir dois clubes campeões mundiais, o Rio Grande do Sul também é o Estado de origem do atual técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari, o Felipão, bem como de craques como Ronaldinho Gaucho, Dunga (ex-técnico da seleção e capitão do tetra), Falcão e Renato Gaúcho. Outro orgulho do povo riograndense são as belezas naturais, sendo também Porto Alegre considerada uma das capitais mais arborizadas do Brasil.

Dia da Midia

Ao longo do dia, representanes da Fifa, Comitê Oranizador Local (COL) e Governo Federal apresentaram aos jornalistas a preparação do país para a Copa em várias áreas. Já na primeira conferência, o minsitro do Esporte Aldo Rebelo resumiu a importância da Copa do Mundo para o Brasil.

"Acho que a Copa do Mundo também deve ser o momento da luta contra a intolerância racial e da afirmação daquilo que o esporte representa: fraternidade e festa. Os jogadores refletem isso dentro de campo e nós precisamos fazer isso fora de campo", destacou o ministro.

Aldo ainda lembrou a oportunidade de desenvolvimento econômico promovido pela realização do megavento da FIFA no Brasil. "Segundo uma pesquisa da Ernest Young, a Copa pode gerar cerca de 3,6 milhões de emprego", lembrou Aldo Rebelo.

O diretor geral de seguranca do COL, Hilário Medeiros, apresentou um balanço da execução na Copa das Confederações. No evento teste da Copa 2014, foram presas por desordem 1.200 pessoas fora do estádio e 16 conduzidas por desordem nos estádios. Durante os 15 dias de evento, foram registradas 14 ocorrências de furtos e 10 de danos (sendo sete de veiculos). " O que é um número pequeno dado a dimensão do evento", afirmou Medeiros.

No que diz respeito a força de trabalho, 60.5503 agentes de seguranca privada espalhadas em 32 postos nas seis cidades-sede trabalharam mais de 700 mil horas durante 30 dias. Visando à Copa 2014, conforme o representante da Secretaria Extraordinaria para Grandes Eventos (orgão ligado ao Ministério da Justiça), Andrei Rodrigues, o governo federal invetirá um total de R$1.170 bilhões. Só para treinamento dos policiais, o investimento é de quase R$3,5 milhões.

A outra pauta do dia foi a venda de ingressos. O destaque que envolve Porto Alegre foi a grande procura dos Argentinos pelos jogos na Capital. Na primeira fase do sorteio, os cidadãos do país vizinho foram os segundos em pedidos de ingressos para os jogos no Beira-Rio, segundo dados passados pelo diretor de marketing da FIFA, Thiery Weil.

Fonte: Setur RS