Para Eliana Cunha, coordenadora da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social do Comitê Gestor da Copa do Governo do Estado (CGCopa), esta é uma oportunidade de divulgar a cultura gaúcha em diversos pontos do Estado. "Estamos buscando a divulgação da gastronomia também nos Centros de Treinamentos de Seleções e roteiros turísticos", ressaltou.
Através do Pronatec - programa do Governo Federal de capacitação - dez mil profissionais do setor receberão, no Estado, até abril de 2014, qualificação com foco no megaevento. Os cursos incluem, além de noções de atendimento, história da gastronomia regional e turismo. Além disso, 2,5 mil estabelecimentos comerciais e 800 ambulantes deverão passar por qualificação, numa parceria com Governo Federal e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), respectivamente.
O programa, que deve abranger mais de 80 municípios do Estado, também ofertará uma linha de crédito para os profissionais e estabelecimentos que desejarem obter melhorias. Outra meta do programa é a distribuição de material didático sobre a gastronomia regional em escolas e universidades gaúchas.

Comentários