A Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, se encontraram nesta 2a feira dia 11 com empresários do setor com o objetivo de discutir estratégias para desenvolver a competitividade dos destinos brasileiros. Representantes da Câmara Empresarial de Turismo e da Confederação Nacional do Comércio, Turismo e Serviços, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; Anita Pires, presidente da ABEOC, Associação Brasileira das Empresas de Eventos; Enrico Torquato Fermi, presidente da ABIH Nacional ,Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Jeanine Pires, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio São Paulo, João Luis dos Santos Moreira, presidente da CBCVB Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux; Margareth Pizzatto, presidente da ABRACCEF e Antonio Azevedo, presidente da ABAV, apresentaram ao governo uma série de reivindicações para melhorar a eficiência da atividade. Hoffmann firmou compromisso de analisar as propostas e marcar novo encontro com os segmentos.
Na lista de temas apresentada pelo empresariado entraram a inclusão do consumo de turistas estrangeiros na pauta de exportações, a desoneração da importação de equipamentos sem similares nacionais para parque temáticos, aquários e museus, a formalização de microempresas e a abertura de linhas de crédito para trens turísticos. Responsável pela reunião, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, ressaltou os avanços obtidos pelo setor a partir da interlocução com o governo. “Temos trabalhado em conjunto e o resultado tem sido positivo”, afirmou.
Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a presença da ministra Gleisi Hoffmann confirma a importância que o governo federal tem dado ao turismo. “Temos condições de alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro no atual cenário de crise mundial. O governo federal este entendimento e trabalha com essa perspectiva”, comentou Gastão Vieira.
Comentários