Governo de SP decide não impor novas restrições aos eventos

Em coletiva na manhã desta quarta-feira, o governador João Dória apenas recomendou à prefeituras que limitem a 70% o público em eventos e exigência de comprovante de vacina.

A recomendação foi sugerida às prefeituras do estado para tentar conter avanço de casos de Covid provocados pela variante ômicron. Governo de São Paulo descarta ampliar restrições para comércios e serviços e condiciona às gestões municipais a implementação e fiscalização.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou que eventos esportivos, musicais e festas operem com 70% do público.

A única medida restritiva impositiva anunciada pelo governador foi em relação aos jogos de futebol. Nos estádios, a medida será aplicada a partir do dia 23 de janeiro, quando começa o Campeonato Paulista.

A recomendação de limitação foi anunciada em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (12) como orientação às prefeituras do estado.

Na coletiva João Doria afirmou que descarta ampliar restrições para comércios e serviços e condiciona às gestões municipais a implementação e fiscalização.

A gestão estadual disse não prever retomar as restrições de funcionamento para o comércio, bares, restaurantes e demais serviços.

A sugestão do governo do estado para os municípios é que faça redução de 30% na capacidade de público nesses eventos, mas deixa em aberto que isso fica a critério dos municípios, dependendo da situação epidemiológica dos municípios, esse percentual pode ser alterado para mais”, disse João Gabbardo, médico e integrante do comitê de saúde.

Durante a coletiva, o governo também anunciou a prorrogação da obrigatoriedade do uso de máscaras até o dia 31 de março.