Gol encerra negociações de fusão e rompe acordo com Azul

Após meses de tratativas iniciadas em 2025, as companhias aéreas seguem caminhos independentes e encerram parceria firmada no ano passado
Aviões da Gol e da Azul

Na última quinta-feira (25), o Grupo Abra, controlador da Gol, notificou à Azul o encerramento das tratativas de fusão entre as duas companhias aéreas. O anúncio comtempla, também, o codeshare, acordado em maio de 2024. 

O comunicado da Gol esclarece que a decisão se dá por conta do não avanço das negociações, que quetiveram inicio após a assinatura do Memorando de Entendimentos, em 15 de janeiro de 2025, onde o Grupo Abra têm se colocado à disposição para continuar avançando nas discussões rumo a uma combinação de negócios, mas, no entanto, as partes não tiveram discussões significativas, segundo a nota compartilhada. O Grupo afirma, ainda por meio da nota, que mesmo com as discussões correndo em paralelo ao Chapter 11, um processo de recuperação judicial dos Estados Unidos, da Azul, não houveram grandes negociações e encerra afirmando que acredita no mérito de uma combinação de negócios entra a Azul e a Gol e que está pronto, disposto e disponível para engajar com os stakeholders aplicáveis. 

"O setor aéreo brasileiro continua em crescimento, com aumento na demanda por voos nacionais e internacionais, o que representa um número cada vez maior de passageiros voando pelo país", afirmou o Ministério de Portos e Aeroportos. "A Gol concluiu recentemente seu processo de reestruturação internacional (Chapter 11) e segue em expansão. A Azul também está em fase de reorganização. O MPor acompanha a decisão e reforça que o país continuará contando com três grandes companhias aéreas (Gol, Azul e Latam), o que garante competitividade e mais opções para os passageiros", declara a pasta.

Fim do codeshare

Já o codeshare, acordo em que duas ou mais companhias compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda, conta com o acordo, que permitiria a venda cruzada de bilhetes e a interconexão das malhas aéreas, além da integração dos programas de fidelidade, ou seja, passageiros do Azul Fidelidade e do Smiles poderiam acumular pontos em qualquer um dos dois programas, rompido. 

A GOL esclareceu, também, que em comprometimento com os clientes, honrará os bilhetes comercializados no âmbito da parceria, uma vez que "continua focada na excelência no atendimento de seus clientes, contando com de 147 rotas domésticas e 42 rotas internacionais", diz a nota.