Glass South America retorna aos pavilhões repleta de inovações

Após quatro anos, maior evento do setor vidreiro da América Latina reúne mais de 130 expositores
Glass South America

Após quatro anos, maior evento do setor vidreiro da América Latina reúne mais de 130 expositores

Nesta quarta-feira, dia 29, começou a Glass South America, no São Paulo Expo, capital paulista. Organizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria com a Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), a feira apresenta as principais novidades e tendências mundiais do setor vidreiro, reunindo mais de 130 expositores.

Na cerimônia de abertura, o presidente da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, ressaltou a importância desse reencontro. “Depois de quatro anos, este retorno é um momento muito especial para todos nós. Na Glass South America, vocês vão encontrar o que há de mais inovador em tecnologia no mercado”, ressaltou.

Já o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas, comentou sobre a importância em retomar essa parceria. “Foi uma satisfação imensa sentir a expectativa desta feira. Hoje, vocês podem ter a certeza de um trabalho árduo e muito positivo”. Também participaram da solenidade Ferdinando Fiore, diretor da ITA (Italian Trade Agency) no Brasil, e Giada Isella, secretária geral da GIMAV (Associação italiana dos fabricantes de máquinas, equipamentos e serviços para a indústria de vidro).

A Glass South America será realizada diariamente até o dia 1 de julho, das 12h às 19h, e no dia 2 de julho, das 10h às 17h. Entre as atrações programadas para os próximos dias, destacam-se: Vidro em Ação - que apresenta ensaios e testes da segurança e resistência dos vidros -, Glass Performance Days – conferências, em formato híbrido, que mostram as novidades da indústria global no setor - e Conexão Prédio Eficiente - fórum que discute temas atuais e tendências das tecnologias de automação utilizadas nas edificações. A programação completa da feira pode ser encontrada no site oficial do evento.

Exposição apresenta obras de arte feitas em vidro

Uma das novidades deste ano da Glass South América é a exposição “Vibrações – a vida de vidro”, organizada pelas artistas Cristine Baena e Dulce Schimidt, realizada pela primeira vez na feira. A Organização das Nações Unidas declarou 2022 como o Ano Internacional do Vidro e a exposição faz parte da agenda proposta pela ONU para promover esse material que é único e 100% reciclável.

A mostra conta com obras de seis artistas brasileiros que usam diversas técnicas para transformar o vidro em arte. Além de Cristiane e Dulce, a exposição apresenta também trabalhos de Lucas Recchia, Carol Badan, Regina Medeiros e Jaqueline Noleto.

De acordo com as organizadoras, os brasileiros não têm a cultura de fazer arte em vidro e as pessoas pensam que o vidro é utilizado apenas para confeccionar utilitários. “Falta informação no Brasil. Muita gente pensa que é caro, mas não é. É possível trabalhar com vidro reciclável e transformá-lo em grandes obras de arte. Por isso, é importante o trabalho de educação nesta área”, destaca Dulce.

O psicólogo Leandro Lins estava encantado com as obras expostas. “Uma única palavra define essa exposição: contemplação. A correria do dia-a-dia faz com que a gente entre no automático e viva na superficialidade. Aqui na exposição, eu consegui entrar num estado de contemplação”.

Vidro em Ação apresenta novidades e testa resistência e segurança dos materiais

Uma das atrações mais aguardadas da Glass South America, o Vidro em Ação, chamou a atenção dos visitantes, inclusive estrangeiros. O empresário Luis Blanco Nova veio do Uruguai para acompanhar as novas tendências do setor. “Já vim várias vezes à feira e fiz questão de voltar este ano porque estou ansioso pelas novidades”, afirmou.

No espaço, onde acontece o Vidro em Ação, há um cronograma de palestras que apresentam atualizações das normas técnicas de implantação dos vidros, além de testes de segurança e resistência dos materiais. As apresentações deste ano são comandadas por Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro e Serralheiro, que elogiou a feira. “A Glass está incrível e ver essa quantidade de máquinas nos mostra que o mercado está em pleno desenvolvimento, apesar de tudo o que passamos. O que mais me chamou atenção foi que a qualidade subiu bastante”, destacou.

O empresário Alan Barbosa Sobrinho assistiu à palestra sobre envidraçamento de sacadas e saiu satisfeito com o conteúdo. “Fiz várias perguntas, porque tinha muitas dúvidas. Volto para meu trabalho bem mais seguro para oferecer um serviço ainda melhor para os meus clientes”.

Hoje, o público acompanhou ainda o teste de resistência de vidro temperado, laminado e guarda-corpos.

O espaço Vidro em Ação é uma iniciativa da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos) e da NürnbergMesse Brasil e, este ano, conta a parceria do Laboratório Falcão Bauer da Qualidade na realização dos ensaios. A iniciativa tem, ainda, o apoio da ABNT, AGC, AGMAQ, AL Indústria, Cebrace, Divinal Vidros, Eastman, GlassecViracon, Guardian, Tec-Vidro, Tempermax e Vidro Certo.