Galo da Madrugada arrasta milhões de foliões no Recife

Maior bloco do mundo fez desfile histórico homenageando o Rio São Francisco e o frevo. Entre os artistas que prestigiaram Carlinhos Brown, Gaby Amarantos e Maria Gadú

Uma correnteza de foliões tomou conta das ruas do centro da capital de Pernambuco neste Sábado de Carnaval (09) para acompanhar o 36º desfile do Galo da Madrugada. A maior agremiação do planeta estima que mais de dois milhões e meio de pessoas acompanharam o cortejo que celebrou o Rio São Francisco e o Dia do Frevo, ritmo que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade segundo a Unesco. Mais de 40 artistas comandaram os 25 trios elétricos do bloco que figura no Guiness Book como o maior do mundo.

Quatro carros alegóricos inspirados no tema “O Rio São Francisco deságua no mar do frevo”, passistas, bonecos gigantes, cabeções e milhões de personagens espontaneamente fantasiados fizeram parte da folia do bloco. “Mais uma vez consolidamos um desfile tranquilo, aberto a quem quiser participar e valorizando a cultura pernambucana, com essa belíssima homenagem ao Rio São Francisco e, claro, ao frevo, nosso ritmo mais característico”, afirmou o presidente do Galo, Rômulo Meneses.

Um dos destaques deste ano foi a participação do baiano Carlinhos Brown, que marcou presença no Camarote Oficial e subiu no trio elétrico do Maestro Spok. O compositor foi só elogios à folia do maior bloco do mundo. “O bonito do Carnaval de Pernambuco é que as pessoas realmente participam da festa, vão às ruas, se fantasiam e levam a família toda. Armandinho levou o frevo para a Bahia e por mim, haveria frevo todos os dias lá, caminhando junto com o axé. É disso que o povo gosta e nós estamos aqui para servir o povo”, ressaltou.

Fafá de Belém e Gustavo Travassos mantiveram a dobradinha no trio de abertura do desfile, desta vez com o vencedor do Concurso de Frevo do Galo da Madrugada 2013, Josildo Sá, que interpretou a música “Encontro de Titãs” dos compositores Nuca e Eriberto Sarmento. Do Camarote Oficial, Lula Queiroga e Armandinho interagiram com o primeiro trio.

Gaby Amarantos, Armandinho, Maria Gadú, Emílio Santiago, Luiza Possi, Tony Garrido, Cezzinha e Lia Sophia foram alguns dos artistas que também interagiram com os trios elétricos comandados por nomes pernambucanos de peso como Maestro Spok, André Rio, Almir Rouche e Nena Queiroga. Elba Ramalho dividiu o trio com Silvério Pessoa, a banda Som da Terra convidou Nonô Germano e o Maestro Israel de França emocionou os foliões tocando “A Primavera” de Vivaldi no trio de Ed Carlos.

As carrancas, figuras folclóricas que eram usadas na proa das embarcações como forma de espantar os maus espíritos durante a viagem, decoraram as alegorias de rua e o Camarote Oficial do Galo. Além disso, elementos da fruticultura tropical do Vale do São Francisco, a principal fonte de subsistência da população da região, se fizeram presentes. O Galo da Madrugada tem o patrocínio da Empetur/Governo de Pernambuco, Skol, Extra, LG, Sorriso, Trident, Bis, Club Social e Chandon.

Fonte: EXECUTIVA PRESS
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.