Gabriela Otto e Maurício Magalhães estiveram entre os palestrantes no primeiro dia do Bahia HotelBizz

Profissionais de turismo e hotelaria de salvador e interior do estado circularam nesta quinta, 23, no 4º piso do centro de convenções da bahia, onde acontece até esta sexta, 24, das 15h às 21h, a bahiahotelbizz feira e seminário de hotelaria promovidos pela abih-ba.

Novidades em produtos e serviços para o segmento estão presentes na feira que tem cerca de 30 expositores, entre fornecedores de cama, mesa e banho; amenidades, aparelhos elétricos e eletrônicos, distribuidores de gêneros alimentícios e de utensílios e acessórios de cozinha, locação de equipamentos e muito mais.




A abertura oficial do evento, que acontece juntamente com o Entur (Encontro de Turismo da Bahia), contou a presença do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, da diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, entre outras autoridades e empresários do trade. A solenidade teve com anfitriões o presidente do Entur, Sérgio Gordilho, e o presidente da ABIH-BA, José Manoel Garrido.

SEMINÁRIO

Com uma programação diversificada, o seminário da BahiaHotelBizz foi aberto com a palestra da experiente consultora Gabriela Otto intitulada Tendências em Hospitalidade. Gabriela mostrou aos hoteleiros baianos a importância de surpreender as expectativas dos hóspedes, abordou estratégias de promoção e distribuição, falou da importância do uso das novas tecnologias e da venda direta ao cliente final. Por fim, a consultora defendeu que a hotelaria não deve vender quartos e sim experiências: “A hotelaria é uma indústria de memórias. O novo hoteleiro tem que fornecer boas memórias aos seus clientes por meio de experiências inesquecíveis”.

Já o arquiteto Wagner Paiva mostrou cases de projetos arquitetônicos da hotelaria no mundo e falou de erros e acertos em arquitetura e decoração de interiores para hotéis, reforçando a importância da identidade arquitetônica no segmento. Representando Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotéis e fundador da CVC Viagens, Paulo Gaudenzi, diretor do Hotel da Bahia, fez uma exposição sobre a história da maior operadora do Brasil, a CVC, fundada há 40 anos pelo empresário Guilherme Paulus, responsável por tornar o turismo mais acessível ao brasileiro.

Gaudenzi ainda apresentou os projetos da GJP Hotéis, entre eles o aguardado Hotel da Bahia, cuja obra tem conclusão prevista para dezembro. “O novo Hotel da Bahia será motivo de orgulho para os baianos”, enfatizou, após dar detalhes sobre o projeto de luxo do novo hotel, que manterá as obras de arte de Carybé e Genaro de Carvalho, após completa restauração.

Encerrando a programação do primeiro dia, o executivo baiano Maurício Magalhães, presidente da agência Tudo, deu uma injeção de ânimo nos presentes ao falar do destino Bahia, mostrando que o empresariado deve se unir para resolver os problemas que afetam o turismo, principalmente em Salvador. “A Bahia é um contrassenso entre o encanto percebido pelos visitantes e a realidade encontrada. Os empresários têm que se movimentar de forma unida para promover mudanças”, declarou.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO – SEXTA-FEIRA, 24

A primeira palestra da sexta, 24, às 15h, intitulada Como atrair e reter clientes, será feita pela consultora Lucila Quintino, da Hotel Consult. Em seguida, a partir das 16h, o advogado Bruno Costa abordará as Relações Trabalhistas: principais desafios e cuidados no segmento hoteleiro. Das 16h30 às 17h, Marko Svek, do Desenbahia, discute sobre Agilidade e juros baixos para o financiamento de projetos de pequena e média hotelaria. Após intervalo, o consultor André Victoria, sócio da Pollux Profissional, encerra os trabalhos apresentando a sua visão sobre Atendimento Emocional.