GP Investimentos compra Hotéis Luxor e Brazil Trade, a ABF Franchising Expo

O mercado de turismo, feiras e entretenimento continua atraindo os grandes investidores. Nos últimos meses assistimos a Gávea Investimentos, de Armínio Fraga; a Reed Exhibitions...

 

O mercado de turismo, feiras e entretenimento continua atraindo os grandes investidores. Nos últimos meses assistimos a Gávea Investimentos, de Armínio Fraga; a Brazil Trade Shows Partners, de Flávio Correa; a GP Investimentos e a Reed Exhibitions Alcantara Machado fazerem uma dezena de investimentos

 

Na última semana, foram anunciados dois novos negócios no mercado de turismo e feiras. A GP Investimentos, empresa do grupo de investidores oriundos do Banco Garantia, que ficaram mundialmente conhecidos quando da fusão da Antártica com a Brahma e, posteriormente, a Interbrew, criando a maior cervejaria do mundo, com uma participação de aproximadamente 14% do mercado mundial, anunciou a constituição da LAHotels S.A., com investimento inicial de US$ 150 milhões, e sua primeira aquisição, os Hotéis Luxor, proprietária do Luxor Regente e do Luxor Continental, além de uma participação de 25% no Luxor Copacabana, todos situados na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. 

A LAHotels será presidida por Peter Vader, profissional com vasta experiência no setor de negócios, com passagens pelo BOB´s, Shell e, mais recentemente, pela IMD Technical. Os valores do negócio não foram divulgados, assim como também não foi divulgada o destino dos demais hotéis do grupo: Luxor Aeroporto, Luxor Búzios, Luxor Piauí e Luxor Ouro Preto.

 

Em seu comunicado a GP afirma que a LAHotels é uma oportunidade para consolidar o mercado hoteleiro do Brasil “que tem demonstrado forte crescimento” pois, ainda segundo o comunicado, “além do ambiente macroeconômico favorável (queda das taxas de juros, moeda estável e acesso facilitado a linhas de financiamento), o ganho de eficiência operacional nas propriedades que serão adquiridas e a compressão das taxas de capitalização serão elementos importantes no retorno do investimento no longo prazo”.

 

O primeiro investimento da GP Investimentos no mercado de turismo e entretenimento foi quando da aquisição de participação nos restaurantes Fogo no Chão e, mais recentemente, através da BR Properties, na BRMals, proprietária de mais de 30 shoppings espalhados pelo país (esta semana foi anunciado mais um, o Vila Lobos em São Paulo), sendo um deles o Estação Embratel, de Curitiba, que tem como uma de suas ancores o Estação Embratel Convention Center.

 

A aquisição se deu através do mais novo fundo GP, que recentemente completou a captação de US$1,3 bilhão, dos quais US$ 1 bilhão será aplicado no Brasil. Segundo Fersen Lambranho, co-chairman e co-CEO da GP, explicou “isso confirma a confiança do mercado em nossa habilidade em escolher as empresas certas, selecionar empreendedores adequados e aplicar nosso modelo de gestão que, ao longo desses 15 anos, tem se provado capaz de melhorar, valorizar e perpetuar as empresas em que investimos”.

 

Antonio Bonchristiano, também co-chairman e co-CEO da companhia declarou que “a partir de agora estaremos totalmente focados em completar os investimentos, perseguindo oportunidades que nos permitam repetir o sucesso na transformação total do modelo de gestão de empresas como a Equatorial ou Magnesita ou empresas em que bons empresários considerem a GP como um co-gestor em sua busca de crescimento e consolidação de seus negócios”.

 

Caso mantenha seu padrão de atuação nos diversos mercados em que entrou, em 2008 assistiremos uma campanha de compra de hotéis muito agressiva pela LAHotels e, em seguida, a negociação de suas ações na Bolsa, provavelmente, através de uma IPO.

 

Após adquirir a Fispal, Brazil Trade compra TecnoCarne, TecnoLáctea&Sorvetes, Mercoagro, Aquipesca e, nesta semana, a ABF Expo

 

A BTSP Brazil Trade Shows Partners é uma companhia de investimentos formada pelo empresário e publicitário Flávio Corrêa, mais conhecido como Faveco, e pelo fundo de investimentos DLJ South American Partners, criado no final de 2006, resultado de uma aliança estratégica do Credit Suisse e uma equipe de profissionais com mais de 40 anos de experiência em private equity na América Latina. A equipe formada por seis sócios, liderados no Brasil por Marcelo Medeiros e Mario Spinola tem US$ 300 milhões comprometidos, tendo também adquirido, em sociedade com o empresário Woods Staton, as operações do McDonald’s na América Latina.

Em setembro, quando anunciou a aquisição da Fispal, Flávio Corrêa dizia ser “mais um passo importante no processo de crescimento e modernização da empresa e na evolução do setor de feiras e eventos no Brasil”, adiantando que em breve estaria “anunciando novas ações que aumentarão ainda mais a capacidade da Fispal servir ao propósito de colaborar com o desenvolvimento do setor de alimentos e bebidas, sua vocação há quase um quarto de século”.

Promessa cumprida neste mês com aquisição da Dipemar, editora especializada no setor de alimentos, agregando a seu portfólio as seguintes feiras: TecnoCarne, feira que reúne expositores nacionais e internacionais da cadeia de industrialização da carne; a TecnoLáctea & Sorvetes, que atende a indústria de laticínios, produtores e distribuidores de leite; a Mercoagro, voltada para tecnologia em processamento de carne, realizada nos anos pares, em Chapecó/SC; e a Aquipesca, que congrega a cadeia de produção e processamento do setor pesqueira brasileiro e latino-americano.

“A BTSP nasceu com o objetivo de investir em feiras focadas no mercado latino-americano. A nova aquisição está alinhada com essa estratégia de crescimento”, explicou seu presidente, Flávio Corrêa, profissional que ao longo de sua vida alternou atividades no jornalismo e na publicidade, tendo sido diretor da Rede Record de Televisão, na década de 70, diretor da Denison RS, presidente da Standard Ogilvy & Mather e membro da diretoria mundial da Ogilvy & Mather Worldwide.

Finalmente, nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, a Brazil Trade assinou acordo com a Associação Brasileira de Franchising para promoção e organização da 17ª edição da feira realizada pela entidade, a ABF Franchising Expo, que acontecerá de 25 a 28 de junho de 2008, no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente a Feira da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), uma vez as duas feiras são complementares, já que o ambiente de shopping é um dos mais propícios para o crescimento das redes de franquias.

Para o presidente da BTSP, Flávio Corrêa, “a parceria é uma oportunidade para estender à feira da ABF todo know-how na operação e promoção de feiras acumulado ao longo de mais de 20 anos pelas equipes profissionais da Fispal e da Dipemar, agora reunidas na BTPS”, complementado por Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF, que afirma que, “considerando o objetivo do Governo do Estado de transformar São Paulo no centro internacional de negócios da América Latina, nada mais apropriado do que ter uma empresa forte e que tenha capacidade financeira e operacional para trabalhar os projetos existentes na cidade. Pretendemos, através da Brazil Trade Shows, incrementar ainda mais ações de êxito em nossa feira”.