GOL retoma 3 bases regionais na malha aérea de agosto

Companhia mantém sustentabilidade da operação e reconecta importantes cidades de todas as regiões do País, incluindo novas rotas com parcerias.

Em ritmo de retomada sustentável em agosto, a GOL Linhas Aéreas, maior companhia aérea do País, anuncia a volta de mais três bases regionais, chegando assim a contemplar 90% dos seus destinos na malha doméstica. São novos voos que entram em operação ao longo deste mês, em diferentes regiões do Brasil.

As cidades que voltam para a malha da GOL são: Campina Grande-PB (CPV, para Guarulhos, primeiro voo em 17/8 e quatro voos na semana), Marabá-PA (MAB, para Brasília, início em 19/8 com três dias semanais) e Montes Claros-MG (MOC, para Guarulhos, começa em 24/8 com três voos na semana), todas com bilhetes já disponíveis para compra.

Estas já faziam parte da rede da companhia antes da pandemia da Covid-19 e ligam os clientes com os principais hubs nacionais, como Guarulhos (GRU), Brasília (BSB) e RIOgaleão (GIG). Há ainda Belém-PA (BEL), Fortaleza-CE (FOR) e Salvador-BA (SSA) como pontos estratégicos de conectividade.

"Estamos em constante aprimoramento da nossa malha e a experiência dos clientes, com uma operação sustentável sempre de acordo com o modelo de negócios flexível e de baixo custo da GOL. Isso mantém a confiança e reforça o trabalho com a segurança para os brasileiros que precisam e escolherem voar conosco", diz Rafael Araújo, diretor de planejamento de malhas da GOL.

Outros destinos regionais no Centro-Oeste e Nordeste ganham atenção na nova configuração da malha. Comercializadas pela GOL e operadas pela parceira VOEPASS, as novas rotas ligam Brasília a Uberlândia-MG (UDI), Sorriso-MT (SMT) e Rondonópolis-MT (ROO) - as duas últimas, no Mato Grosso, são inéditas. Paralelamente, também pela VOEPASS, Salvador passa a se comunicar com Aracaju-SE (AJU), Barreiras-BA (BRA), Ilhéus-BA (IOS), Maceió-AL (MCZ), Petrolina-PE (PNZ), Porto Seguro-BA (BPS) e Vitória da Conquista-BA (VDC). O primeiro voo está previsto para o dia 31/8 (à exceção de Uberlândia, que começa em 20/8).

Uma mudança importante no mês de agosto é a transferência de voos do aeroporto de Congonhas, devido às obras na pista principal, para o internacional de Guarulhos, em São Paulo (no período de 5/8 a 5/9) - a GOL, bem como outras companhias que operam aviões comerciais com motores a jato, não pode utilizar a pista auxiliar, que é liberada apenas para aeronaves consideradas menores. Com isso, voos com destinos para Brasília, Confins, Porto Alegre, Recife, Santos Dumont e Salvador passam a ter mais frequências no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU).

Os bilhetes estão disponíveis e podem ser adquiridos no site, no aplicativo da companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem. Para ter acesso a todos os destinos, dias e horários que compõem a malha aérea de agosto da GOL, clique aqui.

Parceria Air France-KLM

O Grupo Air France-KLM, parceiro da GOL desde fevereiro de 2014, seguirá expandindo a sua presença no Brasil em setembro e outubro. Entre 7 de setembro e 25 de outubro, a KLM seguirá com operação diária em São Paulo (GRU) e quatro vezes por semana ao Rio de Janeiro (GIG) durante o período. A Air France começa voando cinco vezes por semana para São Paulo (GRU) e quatro vezes por semana para o Rio de Janeiro (GIG), e então evolui para um voo diário em São Paulo (GRU) e cinco vezes por semana para o Rio de Janeiro (GIG). A aérea francesa planeja o retorno das operações de e para Fortaleza a partir de 10 de outubro, e então seguirá com operação três vezes por semana. No total as companhias combinarão uma operação líder de 26 voos por semana entre a Europa e o Brasil, que representa 59% do que o Grupo costumava voar semanalmente para o País.

Mundialmente, as companhias aumentarão a oferta - até o fim de outubro, a aérea francesa chegará a 170 destinos ou 85% de sua malha aérea habitual, enquanto a KLM chegará em mais de 150, o equivalente a 90% do que voava no mês referente. As companhias optaram por expandir o número de destinos primeiro, para que os clientes tenham a maior escolha possível. O próximo passo é aumentar as frequências ou a capacidade implantando aeronaves maiores em determinadas rotas.

Medidas de Segurança

A GOL tem como objetivo maior que todos a bordo tenham uma experiência segura e agradável no espaço compartilhado que caracteriza uma aeronave, principalmente neste período de pandemia.

Todos os procedimentos regulares foram reforçados, além dos já rígidos padrões de sanitização da aviação civil estabelecidos pelos órgãos responsáveis, alinhados com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Além disso, o padrão de Segurança operacional da GOL reconhecido mundialmente pela certificação IOSA (IATA Operational Safety Audity). O programa de auditoria internacional é responsável por avaliar e mensurar os sistemas de gerenciamento e de controle operacional das companhias aéreas.

Primeira companhia a solicitar o uso de máscaras por todos os clientes nos voos em operação (desde 10/5), a GOL tem como base para essa medida as informações científicas mais recentes e as recomendações de diversos órgãos públicos pelo Brasil e pelo mundo. A obrigação do uso das máscaras passou a ser uma questão de segurança coletiva, mais do que uma decisão individual.

Também foram implementadas avançadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões durante as paradas em solo e pernoites, com atenção redobrada aos assentos e os braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.

Foi aprimorado o processo de limpeza noturna com o uso de um desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso interno na cabine, incluindo a dos pilotos. Luvas e máscaras já vinham sendo distribuídas aos colaboradores de ar e solo, além de a companhia deixar à disposição álcool em gel para todos.

As aeronaves da GOL são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura de 99,9% de partículas microscópicas, como bactérias e vírus, ao promover a renovação do ar do avião a cada 3 minutos, permitindo a circulação de um ar sempre mais puro. O funcionamento, em detalhes, nesta animação.

Desde o início de junho/2020, a companhia vem retomando, gradualmente, o serviço de bordo, com snacks (entregues no desembarque) e água sob demanda ao longo de todo o voo. Tudo devidamente higienizado, garantindo a segurança de todos.

Lembramos ainda que o serviço de entretenimento a bordo é acessado por aplicativo no próprio aparelho celular do cliente, o que reforça o cuidado com os procedimentos de saúde.

Medidas extraordinárias de atendimento foram adotadas a favor dos clientes e dos colaboradores, como técnicas de distanciamento social; desligamento de totens e uso de adesivos para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo; e o fechamento da sala vip dos aeroportos.

As novas medidas de segurança nos aeroportos aumentam também o tempo de deslocamento interno. Com isso, a GOL solicita aos clientes que façam o check-in online/via aplicativo, que estará liberado (desde 1º/7) com 48 horas de antecedência (até o limite de 1 hora) antes do voo. Se mesmo assim precisar ir ao balcão, inclusive para despachar mala, antecipamos a liberação ao passageiro para 3 horas antes do embarque, encerrando o processo 1 hora antes da abertura do portão.

Pioneira e inovadora, investindo continuamente em produtos e serviços que melhorem a experiência e otimizem o tempo dos clientes, a companhia lançou, em julho, o check-in diretamente no WhatsApp, também por um fluxo simplificado, orientado pela GAL, assistente virtual, com comunicações personalizadas para clientes selecionados com viagens próximas, que ainda não realizaram a confirmação, colaborando para evitar aglomerações nos aeroportos.

A segurança com cada um que viaja, interage e trabalha na GOL está sempre em constante evolução e atenção. Ela sempre foi essencial e agora, mais do que nunca, exige atenção especial. E a companhia reforça seu compromisso com o cliente.

Fonte: assessoria