O hotel 4 estrelas tem como demanda inicial atender profissionais do Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014, que ficará no centro de convenções. Com 306 apartamentos, 600 m² de salas de reuniões, dois restaurantes – sendo um panorâmico na cobertura -, piscina e espaço Fitness & Spa, o hotel começa a ser construído em outubro de 2012. O projeto é assinado pelo arquiteto francês Jean Michel Wilmotte.
“A GL events vai investir cerca de R$ 200 milhões no Rio de Janeiro até 2014. Vamos construir o Hotel, reformar o Pavilhão 1 do Riocentro para receber o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ e investir em infraestrutura para sediar o Centro de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Com tudo isso, a expectativa é aumentar a taxa de ocupação do centro de convenções em 15% ao ano até as Olimpíadas de 2016”, afirma o presidente mundial da GL events, Olivier Ginon.
Desde 2006, quando assumiu a gestão do Riocentro, a GL events já investiu R$ 92 milhões para modernizar o espaço e transformá-lo em um centro de convenções com infraestrutura e gestão de padrão internacional. “Agora, serão mais R$ 200 milhões que ficarão de legado para a cidade”, complementa Olivier Ginon.
A maior parte desse aporte vai para a construção do hotel (R$ 100 milhões), dos escritórios do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (R$ 42 milhões) e das instalações para receber o Centro de Transmissão (IBC) da Copa (R$ 8 milhões) no Riocentro.
Para receber o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, a GL events iniciou a reforma do Pavilhão 1 do centro de convenções, onde o COL será instalado, em uma área de 8,1 mil m². Já o Centro de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ ocupará 80 mil m²: 60 mil m² de espaço coberto, com isolamento acústico no telhado, e 20 mil m² de área descoberta, onde será construído o pátio das antenas de recepção e transmissão dos jogos para todo o mundo. Cerca de 100 TVs internacionais construirão seus estúdios no centro de convenções do Rio de Janeiro, o maior da América Latina.
GL events - Com sede em Lyon e faturamento de 783 milhões de euros em 2011, a GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo. Com experiência em megaeventos internacionais - como Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema – e administração de 35 espaços em 17 países, a GL events desembarcou no Brasil em 2006. Ao chegar, atuou nos Jogos Panamericanos de 2007 e venceu as licitações para fazer a gestão do Riocentro e da HSBC Arena. Em junho de 2012, foi a fornecedora oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. Nos próximos anos, vai sediar no Riocentro o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014 e o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Durante os Jogos de 2016, o Riocentro e a HSBC Arena receberão competições olímpicas.
No Brasil, conta com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Bahia, e é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.
A operação brasileira tem cerca de 6% da receita global da GL events. O Brasil já é o segundo país do grupo em faturamento, ficando atrás apenas da matriz (França), que concentra 52% da receita. Em 2011, a GL events Brasil faturou R$ 118 milhões - 27% a mais que em 2010 (R$ 93 milhões).
No Rio de Janeiro, a GL events tem a concessão do Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina; e da HSBC Arena, único espaço multiuso de padrão internacional do Brasil. O grupo possui ainda outras seis operações no Brasil: a Fagga │ GL exhibitions, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Veredas, agência de eventos desenvolvida para ser o braço-direito das áreas de marketing dos clientes, com presença desde a concepção à realização dos eventos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; a GL events Services, que atua na gestão de projetos de infraestruturas temporárias (design, locação, instalação e manutenção) e serviços para grandes eventos; a AEdita, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza no país (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques); e o Hotel Grand Mercure Riocentro.
Think Green - A GL events Brasil segue um programa global de responsabilidade ambiental idealizado por sua matriz francesa. A intenção é agir no ciclo completo de um evento a fim de minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente. O programa Think Green (Pense Verde) está presente desde a organização e planejamento até a reutilização e gestão do lixo dos eventos realizados pela GL events no Brasil e no mundo. Destaca-se a Estação de Tratamento de Água e Esgoto do Riocentro e o sistema de reuso de águas pluviais da HSBC Arena. E nas feiras organizadas pela Fagga l GL exhibitions, o carpete é 100% reciclado, feito a base de garrafas PET.
Crédito Fotos: Patrick Rocha
Comentários