O Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro, foi palco da 2ª edição do G-Summit, evento promovido pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). O encontro contou com 33 participantes, sendo gestores e compradores de viagens corporativas. O objetivo principal foi promover a capacitação estratégica desses profissionais a partir de práticas éticas, sustentáveis e alinhadas às diretrizes de governança corporativa.
O G-Summit foi estruturado em uma jornada de conhecimento com três pilares centrais: Concorrência, Precificação e Resultados/Relevância. Ao longo do dia, os participantes mergulharam em conteúdos sobre as etapas de um processo de contratação eficiente e transparente, com foco na construção de programas de viagens mais assertivos e conectados à cultura organizacional.
Com a facilitação de Luana Nogueira e Andrea Matos, da Alagev, e Marcos Marques, da BCD Travel, o evento teve início com um welcome coffee e credenciamento, seguido pelas boas-vindas e abertura oficial. Na sequência, os presentes participaram de painéis e dinâmicas práticas, abordando desde a elaboração de escopos técnicos e editais, até modalidades de precificação, indicadores de desempenho (Key Performance Indicator (KPIs) e Key Results (KRs)), o impacto dos prazos de pagamento na sustentabilidade dos contratos e papel do comprador como agente estratégico dentro da cadeia de suprimentos.
Durante as atividades, os participantes também utilizaram uma calculadora desenvolvida especialmente para o treinamento, que permitiu simular e analisar diferentes estruturas de cobrança e realizar o cálculo de fees com base em variáveis reais de contratos e operações, promovendo uma compreensão mais prática e estratégica da precificação no setor. Também foram apresentados os cases do Alagev Educa, plataforma que promove cursos, workshops, bootcamps e certificações direcionadas à formação e valorização de profissionais da área.
Cliff Nascimento, diretor de vendas do Hilton Copacabana, participou do evento dando as boas-vindas aos presentes. Já Patricia Medeiros, gerente de vendas do Hilton Copacabana, representou a rede no painel hoteleiro, trazendo a perspectiva do mercado sobre os desafios e tendências nas negociações com o segmento corporativo. O debate aéreo também ganhou relevância com a presença de Rosana Carvalho (Air Canada), Carlos Vasconcellos (Air France/KLM) e Glauciane Gonzaga (GOL), que abordaram estratégias de relacionamento com as companhias aéreas e as mudanças na gestão dos meios de pagamento
Durante as atividades práticas, os participantes foram desafiados a construir um edital a partir de perfis fictícios de empresas, analisando volumes, exigências técnicas e variáveis como Service Level Agreement (SLA), formas de pagamento e escopo de atendimento. A dinâmica permitiu comparar propostas, identificar “pegadinhas” comuns em processos de concorrência e debater as diferentes modalidades de fee (Transaction Fee, Management Fee, Flat Fee, Success Fee e Mixed Fee).
Outro ponto alto foi a discussão sobre eficiência negocial e metodologia de savings, com foco na utilização conjunta de indicadores de performance (KPIs) e indicadores de resultado (KRs). Também foram apresentados exemplos práticos do uso de dashboards e automações para apoiar a tomada de decisões e garantir mais eficiência na gestão dos programas de viagens.
Encerrando a programação, o encontro reforçou o destacou a importância da colaboração com stakeholders, gestão de risco e comunicação ativa com os viajantes corporativos. “A proposta do G-Summit é entregar conteúdo técnico e aplicável, conectando profissionais experientes e novos gestores em uma troca rica de experiências e aprendizados e nesta edição no Rio de Janeiro alcançamos este objetivo. Seguimos firmes em nosso propósito de conectar, transformar e fortalecer o mercado latino-americano de viagens e eventos corporativos, sempre com base na ética, transparência e sustentabilidade”, afirmou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev.
O resultado positivo da edição foi confirmado pelo índice de satisfação dos participantes: o evento alcançou um NPS (Net Promoter Score) de 95, reforçando a relevância do conteúdo e da experiência proporcionada aos profissionais presentes. A próxima edição do G-Summit acontecerá em Fortaleza.

Comentários