Francal Feiras fecha parceria com Greener para zerar efeito estufa em eventos

A primeira feira a ter o carbono calculado e compensado foi a Abrin 2023.
Abrin 2023

A Francal Feiras, uma das principais empresas organizadoras de eventos B2B e B2C do Brasil, estabeleceu uma parceria inédita com a Greener - uma plataforma que utiliza a tokenização de ativos para promover iniciativas ESG - com o objetivo de compensar as emissões de carbono de 12 eventos e torná-los mais sustentáveis. O primeiro cálculo das emissões foi realizado durante a 39ª Feira Internacional de Brinquedos - Abrin, que aconteceu no início de março de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Essa iniciativa marca o início de uma série de medidas que a empresa está adotando para fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade.

Fernando Ruas, diretor responsável pelos negócios da Francal Feiras, declarou que a empresa iniciou uma jornada de sustentabilidade, com o compromisso de eliminar completamente a emissão de gases de efeito estufa. Para alcançar esse objetivo, diversas ações estão sendo implementadas tanto no ambiente corporativo quanto nos eventos que a empresa organiza. “Para termos sucesso neste propósito, é de extrema importância contarmos com o envolvimento de expositores e visitantes”, afirma o executivo.

De acordo com o executivo, com base no cálculo realizado durante a Abrin deste ano, as marcas que participaram do evento poderão contratar a Greener para realizar a compensação de carbono na edição de 2024. . “A Greener tem uma tecnologia inovadora, onde as pessoas sabem que estão adquirindo algo exclusivo e ajudando na preservação ambiental. Além de zerar nossas emissões, queremos proporcionar o acesso a este serviço para nossos clientes. Esperamos que usem nas suas operações, de uma forma facilitada, simples e com custo acessível”, enfatiza Ruas.

A contabilização das emissões de carbono nos eventos promovidos pela Francal será realizada por meio de uma nova parceria entre as empresas Dax Green e Tacet Vere - uma startup associada à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A parceria fornecerá ferramentas que permitirão a contabilização precisa das emissões de gases do efeito estufa (GEE) de acordo com o GHG Protocol.

Com o objetivo de preservar 530 mil hectares de florestas nativas nos estados da Amazônia, Mato Grosso, Pará e Rondônia, a Greener considera a parceria com a Francal de extrema importância. Segundo Gustavo Ene, presidente executivo da empresa, essa iniciativa é fundamental para o alcance dos objetivos de sustentabilidade ambiental da empresa. “Ela estimulará práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente em grandes eventos por todo o Brasil, tendo esta iniciativa como exemplo”, explicou.

A Francal já está adotando outras práticas sustentáveis nos eventos que organiza, as quais foram intensificadas a partir da Abrin 2023. Entre essas práticas estão a devolução de crachás, a disponibilização de cestos para coleta seletiva de lixo, o incentivo à redução do uso de materiais impressos e a oferta de transporte gratuito para expositores e visitantes de pontos estratégicos até os pavilhões de exposição, entre outras medidas.