Foz do Iguaçu se prepara para uma retomada definitiva

Esse é o pensamento geral das entidades representativas do turismo que preparam um forte movimento de retomada.

Famosa mundialmente por ser casa de uma das 7 Novas Maravilhas das Natureza, Foz do Iguaçu trabalhou muito para ser reconhecida com uma cidade prioritariamente turística. O setor é responsável pela fonte de renda de mais de um terço de sua população, além de beneficiar centenas de milhares de pessoas de forma indireta. Sendo assim, o impacto negativo causado pela pandemia é incalculável e precisa ser tratado de forma séria, para que seus efeitos sejam revertidos, não afundando a cidade em uma crise sem precedentes. Esse é o pensamento geral das entidades representativas do turismo que preparam um forte movimento de retomada.

Felipe Gonzalez

Esse reinício das atividades já pode ser considerado um novo marco no turismo de Iguaçu, com o fortalecimento da Gestão Integrada do Turismo, para uma atuação ainda mais consistente na busca de visitantes. “Essa etapa precisa ser vista com agilidade e com o pensamento voltado para a saúde financeira das empresas, manutenção de funcionários e recolocação daqueles desligados nas etapas anteriores e, para isso, estamos atuando junto às demais instituições que compõem a Gestão, no intuito de unir esforços para que a retomada no Destino seja mais rápida do que se espera”, afirma Felipe Gonzalez, presidente do Visit Iguassu.

De março para cá, dois decretos foram severos com a economia da cidade, sendo que o último, no início de julho, foi considerado pelo setor turístico como extremamente prejudicial. Com hotéis, atrativos, restaurantes e agências de receptivo cumprindo à risca os protocolos sanitários exigidos. O novo fechamento mexeu com os ânimos do setor e do mercado, o que novamente trouxe um impacto negativo, provocando nova estagnação e causando uma incerteza, deixando todos inseguros para viajar.

O Visit Iguassu, representa mais de 130 empresas do setor turístico da cidade e da região trinacional e está atuando fortemente na causa do Turismo, lutando para que a instituição permaneça ativa, mesmo que reduzida, a equipe está trabalhando em projetos eficazes para que a retomada seja rápida. “A reabertura dos atrativos agora precisa ser definitiva. Desde o início, Foz do Iguaçu pode ser considerada como um dos destinos mais preparados do país com relação aos protocolos de segurança. As barreiras sanitárias no aeroporto e em todos os estabelecimentos de serviços e comerciais, nos deixam confiantes que é o momento oportuno de buscarmos o retorno de nossos turistas, com segurança, responsabilidade e respeito à vida”, comenta Gonzalez.

Mesmo com as fronteiras fechadas e sem previsão de reabertura, o Destino Iguaçu segue como um lugar completo, com atrações turísticas para todas as idades e para todos os perfis de visitantes. Restaurantes com gastronomia internacional, meios de hospedagem para todos os gostos e bolsos, de categoria econômica a resorts. Além de um comércio local variado que, a partir deste ano, passou a contar com loja franca, com diversos produtos importados e cota de compras de U$300,00 por pessoa.

Agora definitivo

Desde a abertura da visitação em Itaipu Binacional, a expectativa era da retomada geral dos atrativos de Foz do Iguaçu. Espera que termina nessa terça-feira, dia 4 de agosto, com a maioria dos atrativos retomando suas atividades de forma gradual e definitiva:

Itaipu Binacional - Visita Itaipu Panorâmica

Todos os dias – das 9h às 16h

Os ônibus que transportam os turistas terão a capacidade reduzida pela metade, a fim de garantir o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Caso haja o esgotamento dos ingressos, serão organizadas saídas extras.

Cataratas do Iguaçu – Parque Nacional

Terça a domingo – das 9h às 16h

*Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu serão vendidos exclusivamente on-line no site. O visitante precisará realizar a compra do ingresso e agendar o dia e o horário da visita. A compra estará sujeita à disponibilidade de vagas. O parque irá trabalhar com o máximo de 350 vagas de ingressos por hora. A venda on-line e a limitação de público por horário foram planejadas para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas.

Macuco Safari

Terça a domingo – das 9h às 16h

A capacidade nos passeios de barco foi reduzida em 50% para garantir o distanciamento entre os visitantes. A compra dos ingressos pode ser realizada nas bilheterias do Macuco Safari, dentro do Parque Nacional e, também, pelo site.

Marco das 3 Fronteiras

Terça a domingo - das 15h às 21h

As apresentações culturais serão realizadas a partir das 17h30. O público poderá prestigiar as intervenções artísticas, ao ar livre, com a proteção do distanciamento, demarcado no chão da praça. A praça gastronômica do Marco retornará com seu cardápio da fronteira. O parquinho infantil, o Restaurante Cabeza de Vaca e o Memorial Cabeza de Vaca não serão reabertos nesta fase de atendimento.

Dreams Park Show: Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Vale dos Dinossauros

De terça a domingo - das 13h às 18h

Venda de ingresso online pela loja virtual.

Helisul

De terça a domingo, das 9h às 16h.

Parque das Aves

Previsão de reabertura em setembro.

Fonte: assessoria