O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, esteve em Foz do Iguaçu no último sábado (15). Ele foi recepcionado pelo prefeito Chico Brasileiro e o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. O principal assunto discutido durante a visita oficial do presidente foi o voo direto da Copa Airlines entre a Terra das Cataratas e a Cidade do Panamá.
O Panamá possui um importante hub aéreo, com conexões rápidas para mais de 30 países do continente americano, especialmente Estados Unidos, México e Canadá. Atualmente, nove destinos brasileiros já possuem conexão direta com o terminal panamenho.
Durante a agenda, o presidente do Panamá recebeu informações sobre os números do turismo, sobretudo sobre os principais polos emissores de fluxo turístico para o Destino Iguaçu.
Outro ponto apontado pelas autoridades iguaçuenses para a atração da Copa Airlines foi a localização geográfica privilegiada, entre as regiões Oeste do Paraná, em solo brasileiro, e o Departamento de Alto Paraná, no Paraguai, e a Província de Misiones, na Argentina, com cerca de 3,5 milhões de habitantes num raio de 200 quilômetros, o que se constitui num emissivo turístico valioso para captação de voos internacionais.
"O Parque Nacional do Iguaçu, um dos principais atrativos turísticos do Brasil, recebe atualmente 3, 5 milhões (incluindo a visitação no lado argentino). Estabelecer um voo entre Panamá e a cidade de Foz do Iguaçu incrementaria a quantidade de passageiros que utilizam o nosso hub aéreo para visitar os destinos do continente sul-americano", avaliou o presidente Varela.
Repaginação do aeroporto
Logo ao descer no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, vindo de uma visita ao Paraguai, o presidente e ministros pediram informações sobre a reforma no terminal. O local vai passar por uma repaginação completa, antes de ser privatizado. Está prevista a ampliação das áreas de check-in, salas de embarque e saguão, além da instalação de quatro pontes de embarque e desembarque, os chamados fingers.
"Com a repaginação do nosso terminal de passageiros e a instalação de fingers, estaremos aptos a receber a Copa e outras companhias aéreas ainda em 2019. Uma ligação direta entre Foz e o Panamá vai alavancar o movimento de turistas da América do Norte e da América Central em nossa cidade, sem falar do público europeu e asiático que usaria o hub da Copa para vir pra cá", afirmou o prefeito Chico Brasileiro.
Gilmar Piolla também destacou que "ao final do encontro ficou a certeza de que conquistamos um aliado estratégico na batalha pela captação do voo da Copa Airlines para Foz do Iguaçu". E acrescentou: "A Copa Airlines possui cerca de 100 aeronaves, dentre elas o moderno Boeing 737 Max, com autonomia para fazer ligação direta entre Foz do Iguaçu e a capital do Panamá já neste ano".
"Um presente da natureza"
Juan Carlos Varela ficou impressionado com as Cataratas do Iguaçu. Segundo ele, "os visitantes de todo o mundo precisam conhecer esse lugar. Um presente da natureza. É um parque belíssimo".
Acompanharam o presidente o embaixador do Panamá no Brasil, Elmer Anel Rodriguez Aparicio, o embaixador do Panamá no Paraguai, Hugo Moreno, o ministro do Turismo, Gustavo Him, o ministro de Comércio e Indústrias, Nestor Gonzalez, o embaixador em Missão Especial, Ronald Campbell, o chefe do Protocolo da Presidência da República, Alex Pérez, a assistente Executiva do Presidente, Irene Abrego, e o Oficial de Protocolo, Waldo Macre, além de outros integrantes da comitiva. O diretor de Assuntos Internacionais de Foz, Jihad Abu Ali, e o diretor de Marketing e Promoção de Eventos, Washington Sena, também estiveram no encontro.
Comentários