Fórum debate desafios e soluções para varejo multimarcas

Flávio Rocha e Edmour Saiani serão os palestrantes na Francal 2018, que reunirá 400 convidados, entre lojistas de calçados, dirigentes de entidades e imprensa.




Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Francal e Usaflex, marca fabricante líder em calçados de conforto femininos feitos em couro, promovem dia 17 de julho, durante a Francal 2018, em São Paulo, o Retail Now - Fórum Desafios e Soluções para Multimarcas no Brasil, com Flávio Rocha, ex-presidente de Lojas Riachuelo, e Edmour Saiani, professor da FGV-SP, UFRJ e ESPM, como palestrantes.

Parte da programação da feira, o evento reunirá no auditório do Expo Center Norte (Salas Santana 1, 2 e 3, no mezanino), das 19 às 22h, um grupo de 400 convidados, entre lojistas, dirigentes de entidades e jornalistas, que terá a oportunidade de conhecer o ponto de vista e interagir com dois especialistas sobre o mais importante canal de distribuição de calçados no país.

“O objetivo é proporcionar a gestores de lojas de todo o Brasil informações relevantes sobre a atualidade e, sobretudo, o futuro do varejo multimarcas, que precisa se reinventar para sobreviver”, afirma o presidente da Ablac, Marcone Tavares. “Vamos oferecer aos convidados um conteúdo de qualidade que os auxilie na tomada de decisões assertivas em seus negócios”, acrescenta o CEO da Usaflex, Sérgio Bocayuva.

Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, promover um evento dessa relevância com grandes parceiros, como Usaflex e Ablac, é motivo de grande orgulho. “A realização do Fórum vai ao encontro do posicionamento da Francal de oferecer muito mais que uma feira de negócios. Na Francal conhecimento, inovação e soluções para o varejo serão experiências concretas para o lojista agregar mais valor ao ponto de venda”, afirma.

PROGRAMA

O fórum varejista terá quatro momentos especiais.

19h – O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, dará as boas vindas em nome da feira.

19h10 – Wesley Barbosa, diretor-executivo da Ablac, apresentará os resultados da pesquisa consumo de calçados no Brasil entre janeiro e maio de 2018, realizada pela Kantar Worldpanel a pedido da entidade e que contém dados de vendas do segmento multimarcas.

19h40min – Flávio Rocha, ex-presidente de Lojas Riachuelo, apresentará o case da terceira maior rede de lojas de departamentos do país, com mais de 300 unidades e vendas crescentes na linha de calçados, e a perspectiva de como uma agenda liberal no campo econômico e valores conservadores nos costumes brasileiros pode mudar a economia brasileira nos próximos anos.

20h40min – O professor, palestrante e autor de livros Edmour Saiani abordará o tema Caminhos do mercado de calçados. Trilhos e trilhas, passo a passo. Ele mostrará as estratégias que podem levar o varejo multimarcas a uma nova realidade no Brasil. Conforme Saiani, a reinvenção das multimarcas europeias e norte-americanas pode servir de exemplo às brasileiras, que precisam mudar seu modelo de negócios para ganhar competitividade e atender aos novos hábitos de consumo da população.

21h10min – Abertura de painel para perguntas

21h40min – Início do coquetel para os convidados

PERFIL DOS PALESTRANTES

EDMOUR SAIANI

- Seu primeiro emprego foi vendedor na loja da fábrica de calçados do pai, em Ribeirão Preto/SP, onde aprendeu a ‘ajoelhar-se’ no atendimento ao cliente, atitude hoje denominada de customer centricity.

- Estudou engenharia mecânica no ITA e fez pós-graduação em marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP)

- Foi executivo por mais de duas décadas, tendo atuando em empresas como Johnson e Johnson, Santista Alimentos, Pepsi, J. Macêdo e Pena Branca

- É professor de marketing de relacionamento na UFRJ, professor convidado da FGV SP e professor de marketing, RH e serviços na ESPM

- É sócio-diretor da Ponto de Referência, companhia especializada em construção da cultura de servir e implantar o atendimento como estratégia de marca

- Autor dos livros “Loja Viva – revolução no pequeno varejo brasileiro”, que ajuda companhias a atender melhor, e “Ponto de Referência – como ser o nº 1 e não mais 1, que ajuda pessoas e companhias a fazer suas atividades de forma diferente.

FLÁVIO ROCHA

- Empresário, natural de Recife/PE

- Foi presidente de Lojas Riachuelo, terceira maior rede de moda do país, integrante do conselho do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e vice-presidente de relações com investidores do Grupo Guararapes, empresa familiar que detém também o controle da Midway Financeira, da Confecções Guararapes, da Transportadora Casa Verde e do Shopping Midway Mall

- Em 2016, recebeu o prêmio empreendedor do ano, da revista IstoÉ Dinheiro, na categoria Varejo

- Foi deputado federal por dois mandatos, entre 1987 e 1995

- Em janeiro de 2018, lançou o manifesto Brasil 200, defendendo uma agenda liberal no campo econômico e valores conservadores nos costumes.

- Em março de 2018, anunciou sua filiação ao PRB (partido pelo qual é pré-candidato à Presidência da República) e deixou a presidência da Riachuelo

Fonte: Assessoria