No último dia 17 de dezembro aconteceu o ‘Prêmio Profissionais do Ano 2024’, organizado pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que reconhece os indivíduos de empresas signatárias que se destacaram durante o ano por meio de atividades no Fórum e por promoverem os 10 compromissos em ações desenvolvidas em suas companhias com foco em Direitos Humanos e agenda ESG.
Na ocasião, 10 profissionais de grandes empresas e Eliane Ranieri, uma das fundadoras do movimento empresarial e atual consultora especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão na Talento Incluir, foram homenageados. O evento contou com uma roda de conversa sobre o atual cenário no Brasil e as tendências para 2025, com a participação de João Torres, COO da Mais Diversidade; Salomão Cunha, representando a Out & Equal Brasil; e Lucas Bulgarelli, diretor executivo do Instituto Matizes.
Durante o papo, foi apresentado o cenário atual em que a agenda brasileira tem como diferencial dentro das empresas hoje, frente aos desafios enfrentados quando o assunto é agenda ESG no mundo e aos últimos acontecimentos políticos globais, além de evidenciar o papel dos líderes como aliados da causa, a adaptação dos negócios para lidar com as diferenças, e a garantia do bem-estar físico e mental dos colaboradores.
Destaque também para a apresentação em vídeo com cases de empresas em evidência no quesito empregabilidade LGBTI+ para o Brasil em 2024, incluindo declarações da Accor, Capgemini, Construtora Tenda, Arcos Dourados (McDonald’s), EY Brasil, Deloitte, e 3M do Brasil, que compartilharam práticas de gestão e trouxeram declarações de pessoas que vivenciam o impacto dessas ações. Já no painel de CEOs, estavam Mariana Orsini, líder da Dow no Brasil; Fábio Maceira, presidente da JLL; Caio Magri, presidente do Instituto Ethos; e Elayne Piasentini, diretora geral de Performance Plastics, Adfors e Ceramics na Saint Gobain Brasil.
Os líderes conversaram sobre responsabilidade empresarial, avanços de DE&I no Brasil, desafios com o preconceito e a falta de acessibilidade, a importância do posicionamento da liderança em defesa dos colaboradores, a relevância dos movimentos sociais, e como reduzir a desigualdade e melhorar a interlocução com clientes.
O grupo de trabalho de Juventudes LGBTI+ do Fórum também teve seu momento de destaque, e os membros aproveitaram para fomentar as discussões sobre o futuro da juventude no mercado de trabalho, principais desafios a serem resolvidos, inclusão e empregabilidade de jovens LGBTI+. Além disso, a importância de as empresas abrirem portas e acolherem e o desafio de engajarem esses jovens para auxiliá-los na construção de carreira.
Para finalizar, o Fórum LGBTI+ organizou a cerimônia de premiação, que teve como critério principal a participação das empresas e o impacto no cumprimento dos 10 Compromissos, que foram acompanhados pela Secretaria Executiva. Os nomes contemplados foram: Adrian Mizael (Construtora Tenda), Angelo Sordi (Deloitte), Evilym Machado (Renault Grupo), Laís Souza (Accor), Leila Santos (PepsiCo), Maristela Zago (Warner Bros), Mayara Garrone (Atento), Nicke Willy (3M), Ricardo Berni (Raízen), e Oséias Filho (Vivo).
Comentários