Fórum Panrotas 2024: Saiba quais são as novidades do 2º dia de evento

O encontro aconteceu durante os dias 5 e 6 de março, na sala Golden Hall do WTC Events Center, e já tem data confirmada para a edição de 2025
José Guilherme e José Guillermo Alcorta, da PANROTAS

Na última terça-feira (5), teve início a 21ª edição do Fórum Panrotas, que ocorreu até a última quarta-feira (6), na sala Golden Hall do WTC Events Center. O evento comemorou os 50 anos do Grupo Panrotas, e já confirmou as datas de sua próxima edição, em 2025, para os dias 4 e 5 de março.

Durante o segundo dia de evento, diversas personalidades passaram pelo palco do Fórum Panrotas, informando as tendências e novidades do mundo do turismo para 2024. Houve muita interatividade, simultaneamente, nas áreas externas do local, com exposição de marcas e networking. 

Nizam Guanaes, referência na Publicidade do país, segurou a atenção da plateia durante toda sua apresentação, com conselhos e motivações acerca do futuro do turismo. "Eu não consigo ver o futuro do Brasil sem uma política de estado para o turismo, o que vem acompanhado da necessidade de maior verba para o turismo no setor público do país", afirmou. 

Em seguida, Patricia Thomas, diretora de Vendas Corporativas OMNIBEES, compartilhou dados atualizados de 2023 da movimentação hoteleira, fazendo sucintas comparações entre o lazer o corporativo com projeções para 2024. "O rancking está baseado em números de roomnights. Quando batemos o olho, a boa notícia é que o mercado cresceu, e aparece um aumento de 15% em roomnights, com aumento de 12% em diária média. No corporativo, o crescimento foi maior, de 18% em roomnights e 19% em tarifa média", afirma. 

O painel "Qual o melhor canal na distribuição? O que vem por aí em Vendas de Turismo?", contou com a participação de representantes de companhias aéreas, hotelaria e operadoras, como Alexandre Gehlen, CEO Intercity Hotéis; Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing Latam Brasil; Claudio Roberto de Souza Filho, diretor Geral de Negócios Bancorbras; Daniel Bicudo, diretor de Marketing Azul Linhas Aéreas e diretor Geral Azul Viagens; Emerson Belan, diretor Geral CVC Viagens e Marina Colunga, diretora comercial para América Latina e Caribe Iberia British Airways, que conversaram a respeito do Brasil nas vendas de turismo. 

Acerca da sustentabilidade, Carol Sass de Haro, sócia-diretora da MAPIE, apresenta dados de uma pesquisa inédita da PhocusWright que compara a atual percepção de viajantes com relação à sustentabilidade e a prática dos mesmos em suas viagens. A pesquisa aponta que os visitantes tem muito interesse em viagens sustentáveis, mas que, na prática, são poucos os que realmente levam a sustentabilidade à sério na hora de viajar. 

Thomas Dubare, CEO da Accor, conversou sobre como a indústria hoteleira sempre está reinventando-se. "O Brasil tem todo o potencial necessário para crescer, afinal, somos uma indústria abençoada: Em 2015, tivemos 1.2 bilhões de visitantes internacionais; Em 2019, 1.4, número que caiu para 400 milhões durante a pandemia de coronavírus. Pensamos que perderíamos 15% de nosso negócio, mas em 2023 o número voltou a subir, para 1.2 e em 2024, todas os estudos mostram que chegaremos a 1.5 bilhões de viajantes", diz. 

O dia de palestras encerrou com uma conversa entre Celso Ferrer, CEO da Gol Linhas Aéreas, Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines e John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas, com moderação do jornalista da CNN Brasil, William Waack, à respeito as demandas do setor aéreo em 2024. 

Confira as novidades dos ambientes externos: 

Alexandre Pereira, Secretário de Turismo de Fortaleza, fala sobre o destino como foco internacional. "Fortaleza foi toda repaginada e requalificada ao longo dos últimos anos, criando um modelo urbanístico para estar sendo sempre entre os destinos mais procurados. Nós temos um Centro de Eventos que é um dos melhores e maiores do Brasil, e trabalhamos muito com conjunto com o Convention Bureau, capitando eventos. 2024 é o ano que estaremos focando no mercado internacional, e trabalhando para manter o destino no topo", afirmou. 

Chieko Aoki, presidente do grupo hoteleiro Blue Tree

Chieko Aoki, a dama da hotelaria brasileira, presidente do grupo hoteleiro Blue Tree, destaca práticas sustentáveis de seus hotéis: "Nós estamos prestando muita atenção e realizando mais práticas ligadas ao ESG, em todos os nossos hotéis. Estamos utilizando a tecnologia conforme ela vai trazendo novidades e implementando-as para não ficar para trás. Ainda com relação ao ESG, nós estamos sempre buscando opções de consumo consciente e menor gasto, porque todos os recursos tem um limite. E nossa a meta é, então, ser melhor do que fomos no ano passado, estar sempre evoluindo", explica. 

Rodrigo Possatto, diretor da Smiles Viagens, conversa exclusivamente sobre as novidades da operadora da Gol. "A operadora faz um ano agora em maio, e durante esse ano nós aprendemos como funciona esse mercado e estamos prontos para lançar algumas novidades: Vamos aumentar nosso portifólio de produtos e serviços, vamos aumentar o número de experiências prontas, do começo ao fim, trabalhando desde a chegada do cliente no aeroporto até sua hospedagem ou chegada no destino final e vamos implementar uma plataforma de cruzeiros, que é algo que os nossos clientes pedem bastante. Além disso, queremos também focar bastante no trade, com capacitação, aumento no número de agências, sempre com muito treinamento e continuar investindo em tecnologia, porque acreditamos que vai facilitar a tomada de decisão geral", conclui. 

A festa de encerramento do Fórum foi promovida pela Ancoradouro, com a participação do DJ Zé Pedro. 

Confira algumas imagens do evento: 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.